O corte de energia elétrica que se verificou, está segunda feira, pouco depois das 11h30 em Portugal e noutros países europeus ainda não foi resolvido. Um desequilíbrio de tensão na rede elétrica europeia está a ser apontado como a causa do apagão que está a gerar vários constrangimentos um pouco por todo o lado, e Oliveira do Hospital não é exceção.
Em declarações ao final da manhã de hoje o ministro da presidência Pedro Leitão Amaro referiu que a situação está a ser acompanhada ao minuto e que, gradualmente, será reposta a energia nos hospitais e locais de maior prioridade.
A Comissão Europeia também está a acompanhar o caso e aponta para a retoma gradual da energia nas próximas horas.
O SServiço Nacional de Emergência e Proteção Civil garantiu, em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, que o corte de energia não está a pôr em causa a normal prestação dos cuidados de Socorro.
O caso está, contudo, a gerar algum alarmismo tendo-se assistido a uma maior afluência de pessoas às superfícies comerciais e postos de combustíveis.
No concelho de Oliveira do Hospital há registo de supermercados que já encerraram portas e gasolineiras sem combustível.
É recomendada a calma e que se evite a correria aos supermercados, postos de combustíveis e outros espaços. É também aconselhado o uso moderado dos telemóveis para evitar a perda rápida da energia.
O Município de Oliveira do Hospital alertou ao início da tarde que o corte de energia pode levar a dificuldades no abastecimento de água, pelo que apela ao consumo moderado deste bem.
Notícia em atualização