Site icon Rádio Boa Nova

Apagão: Energia foi restabelecida no concelho de Oliveira do Hospital às 23h00 de segunda-feira

O Município de Oliveira do Hospital informou que, na sequência do pagão que afetou o país na passada segunda feira, 28 de abril, a luz elétrica foi restabelecida no concelho pelas 23h00 do mesmo dia.

Numa nota publicada no site da autarquia, é indicado que em face da falência energética estava a afetar diretamente o abastecimento de água, as áreas da saúde e educação, as comunicações, os transportes e a mobilidade e a segurança de pessoas e bens – e tendo em conta a necessidade de ser assegurada a proteção da população -, o presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo, reuniu de imediato com a Comissão Municipal de Proteção Civil de Oliveira do Hospital.

De acordo com a mesma nota , a reunião, que decorreu, em formato reduzido, nas instalações do Centro Municipal de Proteção Civil, teve como objetivo delinear a estratégia a implementar no concelho, por forma a prevenir e mitigar situações e ocorrências associadas a situações passiveis de colocar em causa a vulnerabilidade da população.

Estiveram presentes os comandantes dos Bombeiros de Lagares da Beira e Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital, GNR, APdSE – Águas Públicas da Serra da Estrela e representantes da Câmara Municipal das áreas da Proteção Civil, Ação Social e Saúde, Educação e Serviços Operacionais.

“Foram encetados esforços e estabelecidos contactos com o Hospital da Fundação Aurélio Amaro Dinis e o Centro de Saúde, o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, EPTOLIVA, ESTGOH e com os lares e centros de dia, por forma a assegurar estes setores considerados como sendo os mais críticos e sensíveis do concelho”, é referido

É também indicado que “ao longo do dia foram, igualmente, feitos contactos para a disponibilização de geradores, a darem suporte aqueles setores em caso de necessidade, e o abastecimento de veículos prioritários em caso de emergência”.

No decorrer dos trabalhos, a Comissão Municipal de Proteção Civil de Oliveira do Hospital esteve em contacto permanente com o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Região de Coimbra.

“Durante o período em que decorreu o apagão energético esteve sempre assegurado o bom funcionamento das organizações em todo o concelho de Oliveira do Hospital, não tendo sido, por isto, necessária a ativação do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Oliveira do Hospital”, conclui nota da autarquia.

Exit mobile version