Site icon Rádio Boa Nova

Aos 30 anos, a Eptoliva ambiciona “novas instalações” e “Centro Tecnológico”

A comemorar 30 anos de existência, a Eptoliva ambiciona ter “novas instalações” e um “Centro Tecnológico”, desejos garantidos pela Ministra da Coesão Territorial e pelo Secretário de Estado do Desporto e da Juventude.

Nas comemorações do 30º aniversário, Daniel Costa, presidente da Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, defendeu que a direção está “focada naquilo que será o futuro do ensino profissional e o futuro da educação”.

Designado 30.30, o aniversário pretende “antecipar aquilo que será o futuro, em 2030”. “Será uma escola totalmente diferente da que temos hoje”, vincou Daniel Costa, admitindo que “houve mudança de mentalidades” e que, hoje, há uma maior “valorização do ensino profissional” que, antes, “era visto como um ensino de segunda”.

O presidente da ADEPTOLIVA congratula-se, por isso, pelo ingresso de cerca de 25 por cento dos alunos no Ensino Superior. “Para nós é uma conquista”, frisou.

Aproveitando a visita da Ministra da Coesão Territorial, que inaugurou dois espaços inovadores na escola sede da Eptoliva, Daniel Costa apelou a Ana Abrunhosa para que “ajude a concretizar” a ambição de “novas instalações”, assim como a criação de um “Centro Tecnológico”, através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O anseio foi, desde logo, garantido pela Ministra que defendeu que “nunca pode faltar recursos para bons projetos”. “Para ajudarmos esta escola na sua função, temos que garantir que ela vai ter novas instalações e que vai ter um Centro Tecnológico”, vincou.

A responsável pela pasta da Coesão Territorial destacou o facto de a Eptoliva colocar “a tecnologia e a inovação ao serviço do conhecimento e educação”, defendendo que, desta forma, “os jovens ficam melhor preparados para o futuro”.

“A Eptoliva é uma referência para outras escolas e para o país. E está no interior. As escolas de formação profissional têm uma importância extraordinária, porque formam os nossos jovens com qualificações que as empresas necessitam”.

A mesma garantia foi dada por João Paulo Rebelo, Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, que adiantou que o “PRR prevê a criação de 350 Centros Tecnológicos, especializados para ofertas formativas mais especializadas”.

Para o governante, “30 anos de vida é uma marca já muito significativa”, na medida em que “já são muitas gerações que foram beneficiadas pela existência desta formação educativa da Eptoliva”.

“Há aqui um ensino de qualidade. O ensino profissional é cada vez mais valorizado, que promove a aproximação ao mundo do trabalho. Cada vez mais, este é um ensino que não é secundário. É um ensino premium, de primeira”.

Na ocasião, José Francisco Rolo, presidente do Município de Oliveira do Hospital, realçou que a escola profissional tem sido “ativa, criativa e empreendedora devido ao corpo docente”, mas também devido aos “promotores e empresários” que aproximam os alunos ao “mundo do trabalho”.

“É a demonstração de que o ensino profissional não é algo de estático, mas sim algo constantemente proativo. Esta escola consegue moldar a oferta dos cursos para as necessidades do mercado”, afirmou.

Do lado do Município de Tábua, Ricardo Cruz destacou o “volume de promotores” da Eptoliva que “fazem esta combinação de ensino para o mercado de trabalho”. Desejou “força e energia para continuar a levar para a frente o ensino profissional, para o qual a Eptoliva tem contribuído de forma decisiva”, colocando “técnicos especializados em todas as áreas da região”.

As celebrações formais terminaram com a Cerimónia Comemorativa que decorreu no Centro Cultural de Tábua com a entrega de prémios e diplomas aos alunos, assim como momentos de reconhecimento a docentes, não-docentes, fundadores e promotores da Eptoliva.

Exit mobile version