António Lopes, antigo presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital e eleito presidente da Junta de Freguesia de Unhais da Serra, no concelho da Covilhã, nas eleições autárquicas de outubro deste ano, apresentou a demissão esta terça-feira (30), tendo sido seguido pelos outros dois membros do executivo, David Porfírio e Liliana Alves, e ainda pelo presidente da Assembleia de Freguesia, João Máximo.
Máximo iniciou a sessão com um comunicado, apresentando a demissão e afirmando ter sido “ameaçado” pelo Presidente, António Lopes, o que teria gerado um “ambiente insustentável”, dá conta a Rádio Covilhã. O presidente da Junta, agora demissionário, contrapôs, dando conta que terá recebido ofensas, como “garoto” e “traidor”, e que “nunca mais houve paz”.
Lopes admite voltar atrás após nova informação da Câmara da Covilhã
Na mesma reunião, citada pela reportagem da mesma estação, António Lopes deu conta que poderia voltar atrás na sua decisão, se possível administrativamente: “Comuniquei ao Sr. Presidente da Câmara, na tarde de domingo, depois de esperar umas horas que eu considerava suficientes para haver uma recaída, e ele ficou de estudar o assunto. Portanto, a minha interpretação da lei é que uma vez apresentada a demissão, a renúncia é irreversível. De todo modo, o Sr. Presidente disse que ia colocar isso aos serviços”.
O autarca, eleito pela coligação PCP/PEV, afirma que se for declarado pela Câmara Municipal da Covilhã que a demissão pode ser “reversível”, aceitará “continuar”. “Se, como eu penso, o parecer não for reversível, e acho que não é, naturalmente teremos que ir com muita mágoa minha para eleições”, rematou António Lopes.
O Presidente, que tomou posse no dia 2 de novembro, terminou, deixando uma mensagem de agradecimento por todo o apoio, mas afirmando que tanto ele, como o executivo que lidera entenderam não ter condições para continuar a trabalhar. António Lopes, que liderou a Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital entre 2009 e 2013, eleito como independente em listas do PS, venceu as autárquicas em Unhais da Serra em listas do seu partido de sempre, o PCP, somando 282 votos e quatro mandatos dos nove que compõem a Assembleia de Freguesia.





























