Site icon Rádio Boa Nova

António Costa promete aumento significativo de testagem à Covid-19

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou ontem, dia 11, que Portugal vai aumentar a capacidade de testagem, no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e no privado.

A informação foi avançada por António Costa, no final do Conselho de Ministros, onde patenteou as medidas a serem aplicadas em Portugal continental a partir de terça-feira, dia em que o país vai entrar em estado de contingência.

O aumento da capacidade de testagem tem sido uma das prioridades do país. “Só assim poderemos verificar a existência de novos casos, e detetar e isolar pessoas infetadas”, sublinhou o primeiro-ministro.

Segundo António Costa, o SNS, que teve uma capacidade inicial de 10 mil testes por dia, abrangeu já aos 14 mil testes diários, no entanto, “com os investimentos previstos no âmbito do Programa de Estabilização Económica e Social, aumentará para mais de 21 testes por dia”.

O governante referiu ainda que os laboratórios qualificados para a realização de testes passaram de 50, em abril, para 102 atuais. “Será assinado em breve um protocolo com a Fundação Francisco Manuel dos Santos e
com o Instituto de Medicina Molecular que nos permitirá aumentar de forma muito significativa a capacidade de testagem já instalada”, adiantou.

“Isto é decisivo: temos de ter a capacidade de assim que houver caso suspeito, testá-lo, ter uma resposta rápida, e determinar o universo de contactos sem que isso conduza à paralisação de uma turma inteira, de uma escola inteira, de uma empresa inteiro”, justificou o primeiro ministro.

(Alexandra Santos, jornalista estagiária)

Exit mobile version