Site icon Rádio Boa Nova

António Costa inaugurou o BLC3 e garantiu reunir condições para construção do IC6

O Primeiro Ministro cumpriu, no sábado, a visita ao concelho de Oliveira do Hospital onde se deslocou com o propósito de inaugurar a BLC3- Campus de Tecnologia e Inovação,…

… em Lagares da Beira. Acabou, contudo, por dominar o tema do IC6, sem contudo “sair” uma data concreta para a sua concretização.

Diante dos oliveirenses e outros agentes e gentes da região, António Costa elogiou a BLC3 e o trabalho que ali tem sido desenvolvido, entendendo ser a demonstração de que “podemos crescer e aproveitar melhor os recursos que estão disponíveis” pela “valorização do território” onde “a floresta não tem que ser problema”.

Em Oliveira do Hospital, o governante não deixou de tocar naquele que é assunto sensível no concelho e na região: o IC6. António Costa disse que o caminho para a sua concretização passa por criar condições, nomeadamente ao nível do lançamento do concurso para a realização do projeto, para em 2018/2019 se negociar o quadro comunitário para dotar o país de condições financeiras para se fazerem estes investimentos. Costa não se comprometeu com datas para a realização da desejada obra.

O primeiro Ministro respondia assim ao anseio dos oliveirenses e do próprio presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital que momentos antes, no seu discurso, referia que o IC6 estava parado no meio do pinhal e encarava o anúncio do governo, para o lançamento do concurso para elaboração do projeto, como uma ajuda que o concelho saberá “retribuir com aumento da competitividade e exportações. “Oliveira do Hospital ficará grato ao resolver o problema que mais tem encravado o desenvolvimento da região”, referiu José Carlos Alexandrino.

À saída José Carlos Alexandrino mostrou-se mesmo confiante de que em 2018/2019 a obra seja já uma realidade no concelho de Oliveira do Hospital “Há aqui o compromisso de que em 2018/2019 teremos o IC6 a atravessar Oliveira do Hospital. Acreditamos que o governo fará esta obra que é fundamental. O senhor Primeiro Ministro disse que palavra dada é palavra honrada”, referiu o presidente da Câmara que fez depender a sua recandidatura à Câmara Municipal da certeza dada pelo governo de que a obra do IC6 vai avançar.

(José Carlos Alexandrino, presidente MOH em declarações à Rádio Boa Nova)

Declarações que marcaram a inauguração da BLC3, que é para o presidente da Câmara Municipal “um projeto de referência nacional e europeia”, onde trabalham muitas dezenas de jovens altamente qualificados.

Principal rosto da BLC3, João Nunes destacou a força, a resiliência, a capacidade de trabalho e a luta de jovens que têm dado fôlego ao campus de tecnologia e muito em particular ao projeto da biorrefinaria que valoriza os matos incultos, no processo de produção de substitutos do petróleo, ao mesmo tempo que faz face ao problema dos incêndios florestais.

Discurso de José Carlos Alexandrino, presidente do MOH

Discurso João Nunes, presidente CA da BLC3

Discurso António Costa, Primeiro-Ministro de Portugal

 

 

Exit mobile version