O primeiro-ministro anunciará ao início desta tarde qual a decisão sobre o encerramento das escolas.
A informação consta numa atualização da agenda do primeiro-ministro, disponibilizada pela agência Lusa. De acordo com estas informações, decorrerá uma reunião do Conselho de Ministros a partir das 9h30 desta quinta-feira. Depois disso, serão feitas declarações à imprensa a partir das 13h00, no Palácio Nacional da Ajuda. No entanto, conforme ressalva a nota de agenda, a hora mencionada é indicativa, podendo estar sujeita a atrasos.
Em declarações à agência Lusa, feitas na última noite, o Governo prepara-se para encerrar as escolas, com efeitos já a partir desta sexta, dia 22.
Fonte do executivo avançou à Lusa que, ” a informação que o Governo recebeu na quarta-feira, após reunião com epidemiologistas, foi considerada muito relevante e determinante para a decisão, tendo em conta o crescimento da variante britânica do novo coronavírus em Portugal”.
Com o encerramento das escolas o objetivo principal do Governo será o de “isolar todo o sistema escolar”, já que, “não havendo aulas, evita-se que as pessoas sejam forçadas a sair de casa”.
Numa entrevista à RTP, também ontem à noite, Marta Temido, ministra da Saúde, detalhou que estava em cima da mesa o encerramento das escolas, sendo necessária uma reunião do Conselho de Ministros para tomar uma decisão mais concreta.
No debate na Assembleia da República, esta semana, o tema do encerramento de escolas foi recorrente. António Costa indicou que, caso a variante britânica da Covid-19 se tornasse dominante no país, as escolas poderiam ser encerradas.