Site icon Rádio Boa Nova

Angariação de fundos quer equipar localidades de Ervedal da Beira com desfibrilhadores

Uma família de Póvoa de S. Cosme, na União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital está a promover uma campanha de angariação de fundos, com o objetivo de equipar as três localidades com defibrilhadores. A iniciativa decorre na sequência da morte de “um amigo” da família, vítima de ataque cardíaco.

Na página da campanha, Jen Welch, explica que o amigo “Darren”, um homem adorável e genuínos, sofreu um ataque cardíaco e morreu na Póvoa. “Infelizmente, a ambulância com DEA [desfibrilhador externo automático] não chegou a tempo”, lamenta.

Através da campanha lançada através da plataforma GoFundMe, a família de Jen Welch pretende “ angariar fundos para comprar três DEA e colocar no centro das aldeias da freguesia, na Póvoa de São Cosme, Ervedal e Vila Franca da Beira, disponíveis a quem precisar”. Para o efeito, será abordada a Junta de Freguesia local “para obter apoio”. “Será um recurso partilhado por todos na nossa Freguesia, talvez outras aldeias se juntem e façam o mesmo. Não podemos esperar por ambulâncias”, explica.

Ao todo, a campanha já angariou mais de dois mil euros e espera conseguir chegar aos três mil. “O custo varia entre 800 e 1200 euros, as baterias precisam ser substituídas a cada cinco ou mais anos e as pastilhas são substituídas após cada uso, algo que podemos gerenciar nós mesmos no futuro”, refere em nota enviada à Rádio Boa Nova.

Jen Welch dá o exemplo do “ Reino Unido e Holanda”, países onde em “todas as cidades existe um DEA, principalmente em cidades distantes de hospitais”. “Vamos fazer uma mudança para salvar vidas”, conclui.

Exit mobile version