Site icon Rádio Boa Nova

País: ANEPC registou 654 ocorrências provocadas pela depressão Bárbara

Até ao momento, registaram-se “654 ocorrências no país” devido à passagem da depressão Bárbara. Os números foram avançados pelo ministro da Administração Interna, após a reunião semanal do Centro de Coordenação Operacional Nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Segundo avançou Eduardo Cabrita, na operação de resposta ao mau tempo foram envolvidos cerca de 2.300 operacionais de todas as forças envolvidas (bombeiros, GNR, PSP, Forças Armadas e outros agentes).

Eduardo Cabrita adiantou não haver registo de “ocorrências particularmente graves “, relevando a importância de manter comportamentos preventivos durante o dia de hoje.

A depressão Bárbara, lembrou Eduardo Cabrita, determinou a colocação de parte significativa do país numa situação de alerta, tendo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitido um alerta especial vermelho de risco de inundações em oito distritos do Centro e Sul. “A ANEPC acompanhou essa indicação de alerta e já hoje elevou o nível para alerta laranja para 11 distritos”, sublinhou.

Os distritos que se juntam a Lisboa, Santarém, Setúbal, Portalegre, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Porto são Faro, Beja e Évora.

O ministro afirmou ainda que ontem foi acionado o mecanismo de alerta dirigido às populações, tendo sido enviadas “sete milhões de SMS” que foram recebidos nos telemóveis que estavam ontem nas regiões abrangidas pelo estado de alerta.

Se ontem, o período de maior risco se situou entre as 18h e as 00h, hoje situa-se entre o meio dia e as 18 horas.

Na mesma intervenção, Eduardo Cabrita teceu elogios à Proteção Civil que, nesta situação como noutras, “conseguiu e tem conseguido responder aos anseios dos portugueses”, dirigindo uma referência “muito especial” aos bombeiros, elementos que estão na primeira linha.

Exit mobile version