Site icon Rádio Boa Nova

ANCOSE promove Centro de Recria para “não deixar extinguir a raça bordaleira”

O incêndio de 15 de outubro provocou a morte de mais de cerca de cinco mil animais no concelho de Oliveira do Hospital e a ANCOSE estima que, na região demarcada…

…da Serra da Estrela tenham morrido cerca de 8500 ovinos de raça autóctone. Para evitar a extinção da ovelha Serra da Estrela, a Associação avançou com um Centro de Recria nas suas instalações.

A situação anterior ao incêndio de 15 de outubro já era preocupante, devido ao desinvestimento no setor. Manuel Marques, presidente da Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela (ANCOSE) dá o exemplo dos dois centros de recria que existiam em Gouveia e em Tondela e que foram desativados por anteriores governos, criando “algumas dificuldades na compra da raça autóctone e produção de leite Serra da Estrela”. “Em pouco mais de 10 anos perdemos talvez mais de 50 mil animais”, refere Manuel Marques, estimando que, até ao último verão, o efetivo rondasse os 80 mil animais em toda a região Demarcada da Serra da Estrela. Mas, se o efetivo animal já dava sinais de quebra, a situação agravou-se com os incêndios de outubro que causaram a morte de cerca de 8500 ovelhas Serra da Estrela (Bordaleira e Churra Mondegueira). Só no concelho de Oliveira do Hospital morreram cerca de cinco mil animais. A perda dos animais põe em risco a produção do leite Serra da Estrela e do Queijo com o seu nome. “É preciso haver raças autóctones”, alerta o dirigente.


Para inverter a tendência de perda de animais, a ANCOSE avançou com um centro de recria de borregas Serra da Estrela, que passa pela compra de borregas, com idade entre “um mês e meio e dois meses”, pelo valor de “70 Euros” junto de pastores “com ovelhas inscritas no livro genealógico”. Após a compra, as borregas iniciam um percurso de cerca de quatro meses na Ancose, para depois serem oferecidas aos pastores que perderam os seus animais no incêndio. “As borreguinhas semi-adultas vão chegar às mãos de quem perdeu os animais para repovoar os rebanhos”, explica Manuel Marques. Entende o dirigente que “a ANCOSE tem o dever de não deixar extinguir a raça bordaleira”.

Na fase inicial deste projeto que consiste na oferta de borregas aos pastores, a ANCOSE faz um investimento na ordem dos 28 mil Euros. O Centro de Recria é um projeto para continuar no seio da Associação, sendo que numa fase posterior, os animais passarão a ser vendidos aos pastores que deles necessitem.

A ANCOSE assumiu nos pós incêndios de outubro um papel fundamental na distribuição de alimentação animal a todos os criadores de ovinos Serra da Estrela e outros animais, num trabalho de articulação com as autarquias e o governo.

Exit mobile version