O incêndio de 15 de outubro provocou a morte de mais de cerca de cinco mil animais no concelho de Oliveira do Hospital e a ANCOSE estima que, na região demarcada…
…da Serra da Estrela tenham morrido cerca de 8500 ovinos de raça autóctone. Para evitar a extinção da ovelha Serra da Estrela, a Associação avançou com um Centro de Recria nas suas instalações.
Para inverter a tendência de perda de animais, a ANCOSE avançou com um centro de recria de borregas Serra da Estrela, que passa pela compra de borregas, com idade entre “um mês e meio e dois meses”, pelo valor de “70 Euros” junto de pastores “com ovelhas inscritas no livro genealógico”. Após a compra, as borregas iniciam um percurso de cerca de quatro meses na Ancose, para depois serem oferecidas aos pastores que perderam os seus animais no incêndio. “As borreguinhas semi-adultas vão chegar às mãos de quem perdeu os animais para repovoar os rebanhos”, explica Manuel Marques. Entende o dirigente que “a ANCOSE tem o dever de não deixar extinguir a raça bordaleira”.
Na fase inicial deste projeto que consiste na oferta de borregas aos pastores, a ANCOSE faz um investimento na ordem dos 28 mil Euros. O Centro de Recria é um projeto para continuar no seio da Associação, sendo que numa fase posterior, os animais passarão a ser vendidos aos pastores que deles necessitem.
A ANCOSE assumiu nos pós incêndios de outubro um papel fundamental na distribuição de alimentação animal a todos os criadores de ovinos Serra da Estrela e outros animais, num trabalho de articulação com as autarquias e o governo.