Site icon Rádio Boa Nova

Ancose defende Ovinos Serra da Estrela em mais um Concurso Nacional

A Ancose – Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela realiza, hoje e amanhã, o 32º Concurso Nacional de Ovinos, …

… com o objetivo de “divulgar a raça” cujo efetivo tem vindo a sofrer uma “acentuada redução”.

O concurso iniciou na manhã desta sexta-feira, nas instalações da Ancose, no concelho de Oliveira do Hospital, com a apresentação, julgamento e exposição dos animais. A divulgação dos resultados do concurso acontece na manhã de sábado.

Acontece assim, em cada ano, pretendendo a Ancose valorizar a incentivar a produção de Ovinos Serra da Estrela. Para Manuel Marques, presidente da Ancose trata-se de uma “festa para os pastores que têm as melhores ovelhas e as podem apresentar no concurso” . “É bom sinal para os pastores e para a região porque permite selecionar a raça”, explica.

No arranque de mais um concurso, Manuel Marques não esconde porém as suas preocupações coma redução “acentuada do efetivo animal” que há cerca de cinco anos era de 120 mil e baixou para 80 mil. O desinteresse dos jovens por esta prática e falta de incentivos por parte dos vários governos são os principais motivos para a redução dos rebanhos na região.

Manuel Marques receia, por isso, que se perca uma das melhores maravilhas da gastronomia portuguesa: o Queijo Serra da Estrela. Alerta para o facto de o leite não ser suficiente para a quantidade de Queijo que é produzido, notando que terá que haver “mais cautela por parte das entidades oficiais e fiscalizadoras.

A Ancose conta com cerca de três mil associados responsáveis pelo efetivo animal na região demarcada da Serra da Estrela.

Exit mobile version