Site icon Rádio Boa Nova

ANCOSE caminha para a reposição do efetivo perdido no grande incêndio de 2017 (com vídeo)

A Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela (ANCOSE) prepara-se para entregar mais 85 borregas Serra da Estrela a criadores…

… que perderam animais no grande incêndio de 15 de outubro de 2017.


Convidado desta manhã do programa “Outras Conversas”, Manuel Marques, presidente da Direção da Ancose referiu que até ao momento o Centro de Recria, cujo arranque foi acelerado pelos incêndios, já procedeu à entrega de cerca de 900 animais, sendo que o objetivo é chegar aos 1200, número de animais que pereceram no incêndio. Para o efeito contou com o apoio do Ministério da Agricultura e várias entidades parceiras.

Esta manhã, Manuel Marques, lembrou que os estatutos da ANCOSE se centram na defesa da raça bordaleira e no incentivo aos seus associados para adesão ao programa de contraste leiteiro. Mostrou-se com esperança em relação ao futuro do setor, contando o exemplo de um jovem casal, com idade na casa dos 20 anos, que se dirigiu à ANCOSE com o objetivo de avançar com um projeto para “integrar os pastores da Serra da Estrela” com um efetivo entre 100 a 150 ovelhas. “Para mim foi uma alegria”, comentou Manuel Marques

A esta altura, na região demarcada da Serra da Estrela, contam-se cerca de 70 mil animais. “Já foram 120 mil”, recorda o dirigente, lamentando que daquele número apenas cerca de um terço dos criadores façam o contraste leiteiro. Manuel Marques agradece por isso, às queijarias que exigem aos seus fornecedores de leite Serra da Estrela uma declaração emitida pela ANCOSE, que garanta que o leite é proveniente de rebanhos inseridos no programa de contraste leiteiro e no livro genealógico. Esta é uma medida positiva, já que desta forma o leite proveniente da Ovelha Serra da Estrela “é pago de forma diferente daquele que é pago pelas indústrias, rondando 1,30 Euros”. “Não direi que compensa, mas já ajuda”, referiu Manuel Marques na Rádio Boa Nova, notando que esta foi uma situação “que se alterou “há dois, três anos”.

Exit mobile version