Site icon Rádio Boa Nova

ANCOSE aposta no repovoamento da região com ovelhas Serra da Estrela

Para fazer face à perda de cerca de 8500 animais em toda a região demarcada, a Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela tem em marcha um Centro de Recria…

… que, dentro de um mês, está em condições de distribuir 400 borregas pelos produtores que perderam os animais no incêndio de 15 de outubro.

Com a medida, Manuel Marques, presidente da ANCOSE quer garantir o repovoamento da região demarcada da Serra da Estrela e a consequente produção do leite tão necessário para o genuíno Queijo da Serra da Estrela.

Em entrevista à Rádio Boa Nova, o dirigente referiu que o Centro de Recria já estava a ser planeado pela ANCOSE e o Município de Oliveira do Hospital com o objetivo de aumentar o efetivo animal na região, ”substituindo-se ao Estado” naquela missão. A situação acabou por ser precipitada com o grande incêndio. “A Ancose deitou mãos à obra e começou a comprar borregas”, conta o responsável, verificando que se no início o centro foi provisório, agora trata-se de “um centro de recria a sério” e que tem contado com vários contributos financeiros. Nesta primeira fase, a Ancose vai proceder à doação de borregas aos produtores que comprovem a perda de animais no incêndio, mas futuramente o Centro de Recria vai proceder à venda dos animais. De acordo com Manuel Marques, daqui por mais um mês ou dois, a associação está em condições de distribuir 400 borregas. Assegura que a distribuição vai ser feita de forma equitativa.

Após a morte de cerca de 8500 animais, o efetivo animal na região demarcada ficou reduzido a cerca de 40 mil ovelhas Serra da Estrela. Manuel Marques estima que a quebra na produção de leite seja na ordem de um terço, com consequente quebra na produção do Queijo Serra da Estrela. Admite, por isso, que o preço desta que é uma maravilha da gastronomia portuguesa possa subir, considerando porém que “há queijo” e “há queijo Serra da Estrela”.

Ainda que com menos queijo, o dirigente considera determinante a realização da Feira do Queijo em Oliveira do Hospital, município que tem apostado no renascer do seu território.

Exit mobile version