Site icon Rádio Boa Nova

Ana Abrunhosa garante que Linha da Beira Alta retoma ligações do Intercidades “em breve”

A ministra da Coesão Territorial assegurou que a Linha de Beira Alta vai voltar a funcionar em pleno “muito em breve”. A garantia foi dada após a notícia de que a CP suprimiu três ligações do comboio intercidades… 

…na linha que passa por vários concelhos do distrito de Viseu.

À margem de uma visita feita na capital da região, Ana Abrunhosa disse que contactou o Ministério das Infraestruturas e Habitação e que “o que foi garantido é que durante uma fase transitória esse serviço foi suspenso e será retomado”.

Antes destas últimas declarações, já os autarcas de Mangualde e Nelas tinham-se mostrado contra a decisão da CP de suprimir três ligações do comboio intercidades da Linha da Beira Alta. Em declarações ao Jornal do Centro, o presidente da Câmara de Mangualde, Elísio Oliveira, dizia esperar que esta suspensão não seja definitiva.

O autarca sublinhou ainda que Mangualde tem uma estação ferroviária “de referência histórica” e que a mesma constitui como “expressão maior de valor do nosso território”.

Já o homólogo de Nelas, Borges da Silva, também considerou que a supressão é um desrespeito pelo interior. “É muito prejudicial para a região, porque se vê que a prática está em contradição com o discurso de valorização do interior que tem sido adotado oficialmente”, lamentou.

“Quando se fala na mobilidade do país e em aumentá-la do litoral para o interior, a direção que se quer é para uma mobilidade, sobretudo suave e não poluidora, como a linha de caminho de ferro e a Linha da Beira Alta. Se esta é uma suspensão ou supressão, ninguém sabe bem porque acho que ninguém foi informado”, acrescentou.

A decisão da CP entrou em vigor na passada segunda-feira (1 de junho).

Com: Jornal do Centro

Exit mobile version