Site icon Rádio Boa Nova

Alvôco de Várzeas: Rota das Levadas apta para receber turistas em julho

A freguesia de Alvôco de Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, vai contar a partir de julho com um novo motivo de atração turística. Trata-se da Rota das Levadas, cujo traçado final, com quase 8 km, já foi apresentado, na expectativa de que será “um percurso de grande sucesso”.

Já não falta muito para que residentes e visitantes possam efetuar o percurso da rota das Levadas, que tanto caracterizam a freguesia de Alvôco de Várzeas. O projeto decorre no âmbito da Rede das Aldeias de Montanha, da qual faz parte o Município de Oliveira do Hospital, sendo resultado de uma candidatura ao programa “Valorizar”.

O traçado final da Rota das levadas foi apresentado no dia 8 de maio, em Alvôco de Várzeas, e José Francisco Rolo, vice-presidente do Município de Oliveira do Hospital e presidente da Rede das Aldeias de Montanha tem a expectativa de que “em julho, esta rota das Levadas esteja executada do ponto de vista físico, ou seja, esteja disponível para abertura a turistas e visitantes”.

A futura Rota das Levadas “é um percurso pedestre circular que começa junto à igreja Matriz, vai à Quinta da Moenda e segue em direção à Vide”. Terá uma extensão de “7660 metros, quase oito quilómetros”, num projeto que conta com “a participação do Município de Oliveira do Hospital e da Junta de Freguesia de Alvôco de Várzeas”.

“É um interessante percurso que vai fazer a ligação de Alvôco de Várzeas aos caminhos de montanha da rede das Aldeias de Montanha. Vai fazer a ligação da oferta turística de Alvôco de Várzeas diretamente à Serra da Estrela. Vamos ficar com ligação a Vide e, diretamente, à Aldeia da Cabeça”, explicou o responsável, notando, que desta forma, Alvôco vai ficar ligada “por percursos pedestres aos caminhos de Montanha da Serra da Estrela e a toda a oferta de Turismo de Natureza no âmbito do Parque Natural da Serra da Estrela”. “Estamos neste momento a trabalhar no âmbito da Grande Rota da Serra da Estrela a implementar pelo Geopark”, acrescentou.

José Francisco Rolo está confiante de que “será um percurso de grande sucesso e de grande fruição, até porque não é um percurso que se possa catalogar de difícil”. “É percurso muito apetecível.

Exit mobile version