Site icon Rádio Boa Nova

Alvôco de Várzeas renova bandeira Azul em praia fluvial mais acessível (com vídeo)

Pelo quarto ano consecutivo, a praia Fluvial de Alvôco de Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, foi brindada com Bandeira azul, símbolo de boas práticas ambientais.

Em simultâneo, foi hasteada a bandeira de praia acessível na praia também estreou uma cadeira anfíbia atribuída pela Fundação Vodafone.

“Orgulho” é o sentimento que invade as gentes de Alvôco de Várzeas que já sonham com a bandeira de “Ouro” atribuída em cinco anos consecutivos de bandeira Azul. Agostinho Marques, presidente da Junta de Freguesia de Alvôco de Várzeas era no sábado, dia 1 de julho, um autarca visivelmente satisfeito por mais um galardão atribuído à praia fluvial da freguesia. “Para nós é um grande orgulho”, referiu o autarca, verificando que tal distinção facilita a “indústria” do Turismo que se almeja para a freguesia.

A atribuição da bandeira Azul foi deliberada pela Agência Portuguesa para o Ambiente ao ver cumpridos os critérios necessários. “É com muito prazer que vimos aqui vincular este galardão”, referiu Edmeia Silva, notando que “ano após ano há mais cuidado na implementação dos critérios”. Do mesmo modo destacou a atribuição da cadeira anfíbia pela Fundação Vodafone, fazendo da praia de Alvôco um local ainda mais acessível às pessoas com mobilidade condicionada.


Em dia de festa para as gentes de Alvôco, o presidente da Câmara de Oliveira do Hospital disse estar já de olhos postos na bandeira de “Ouro”, que será resultado de um trabalho feito pelo executivo que lidera, porque quando a sua equipa chegou ao município “havia umas praias sem qualificação nenhuma”. “Fomos melhorando as parais fluviais”, referiu José Carlos Alexandrino, destacando a classificação das praias de Alvoco e Avô e integração da primeira na Rede das Praias do Xisto. Um caminho que também está a dar frutos em S. Sebastião da Feira, que juntamente com Avô se preparam para hastear, esta terça feira, a bandeira de praia acessível. O objetivo é continuar a apostar na melhoria das praias para “vendermos este território como o melhor território de turismo de natureza que há em Portugal”, disse o autarca.


Grato à Fundação Vodafone pela atribuição da cadeira anfíbia que naquele dia foi usada por utentes da Santa Casa da Misericórdia e Galizes, Alexandrino mostrou-se também defensor dos que “não têm voz e são esquecidos”.

Em Alvôco de Várzeas, o autarca oliveirense apelou ainda à união das suas gentes para a resolução de situações pendentes. Não deixou, contudo de levantar a voz contra os que fazem a “discussão política na base da destruição”. “Não acreditem nessa gente”, referiu, aludindo ao maior partido da oposição em Oliveira do Hospital (o PSD) que faz política “pela destruição e não pela construção”. Aconselhou os jovens, que apoiam o projeto daquele partido, a conhecerem a história do concelho para “saberem o que era a ditadura que cá existia”.

Exit mobile version