Site icon Rádio Boa Nova

Alvôco de Várzeas quer hastear bandeira de “Ouro” na praia fluvial

A praia fluvial de Alvôco de Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, renovou os galardões de bandeira “Azul” e “Praia Acessível”. O hastear das bandeiras …

… aconteceu no sábado à tarde, sobressaindo o desejo de ali ser hasteada a bandeira de “Ouro”.

 

Servida por um dos rios menos poluídos da Europa – o rio Alvôco –  a praia fluvial de Alvôco de Várzeas dispões de condições ímpares no acolhimento aos veraneantes. Para além das infraestruturas físicas acessíveis a todos, a praia goza de uma água de qualidade “excelente”. A comprová-lo está o hastear das duas bandeiras de que é responsável a Agência Portuguesa do Ambiente. Edmeia Silva, daquele organismo, assegurou que estão “assegurados” os critérios e que os galardões só serão perdidos se não houver preservação.

A renovação dos galardões resulta de um trabalho de parceria da Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Alvôco. Para José Carlos Alexandrino, presidente do município é “um orgulho” poder contar com esta bandeira Azul que, acredita, que daqui a dois anos, dará lugar à “Bandeira de Ouro” dados os elevados níveis de qualidade. Lamenta o autarca que outras praias do concelho não possam ser brindadas com bandeira azul, devido às ameaças à qualidade da água. “Vocês têm as águas menos poluídas da Europa. Devemos continuar a preservar”, registou.

Também a Junta de Freguesia de Alvôco partilha da ambição pela bandeira de Ouro. Rosa Marques, secretária da autarquia apelou ao trabalho conjunto para preservação do património cultural e edificado, respeitando e melhorando as condições para atingir os critérios exigidos pela bandeira Azul.

Exit mobile version