Site icon Rádio Boa Nova

Alvôco de Várzeas e Avô renovam “Bandeira Azul”. Praias fluviais terão “plano de contingência” (com áudio)

As praias fluviais de Alvôco de Várzeas e de Avô, no concelho de Oliveira do Hospital, vão voltar a hastear, este ano, a “Bandeira Azul”. O galardão, que é renovado pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE),…

… atesta que as praias cumprem os requisitos de qualidade ambiental, segurança e bem-estar.

Hoje, a ABAE divulgou as 360 praias (322 praias são costeiras e 28 são fluviais) que, no país, vão ostentar o galardão de “Bandeira Azul”. Da lista continuam a fazer parte as praias fluviais de Alvôco de Várzeas pelo 7º ano consecutivo, que é também bandeira de Ouro pela Quercus há três anos seguidos, e a praia fluvial de Avô, pelo segundo ano consecutivo.

A renovação do galardão de Bandeira Azul às duas praias fluviais dos concelho é para José Francisco Rolo, vice-presidente do Município de Oliveira do Hospital, o “reconhecimento  de um trabalho que tem vindo a ser consolidado ano após ano”. De acordo com o responsável “o Município tem investido fortemente na análise e controlo das águas, em educação ambiental e melhoria das condições infraestruturais e dos equipamentos”. Destacou ainda o facto de a praia fluvial de Alvôco de Várzeas estar também associada à rede das Aldeias do Xisto e Rede das Aldeias de Montanha.

José Francisco Rolo, também vereador do pelouro do Turismo e do Ambiente do Município de Oliveira do Hospital, referiu à Rádio Boa Nova que a praia fluvial de Avô é “Bandeira Azul” pelo segundo ano consecutivo “em resultado da melhoria da qualidade da água balnear, investimento nas análises e investimento na praia fluvial”. “Anualmente o Município tem investido entre 50 a 70 mil euros em resultados das intempéries. É uma praia que tem exigido um grande investimento do Município de Oliveira do Hospital. Há três anos consecutivos foram ali investidos mais de 150 mil euros só para a reabilitar”, verificou o responsável.

Às praias com “ Bandeira Azul” juntam-se as praias fluviais de S. Sebastião da Feira e S. Gião que renovam o estatuto de praia acessível. José Francisco Rolo espera que daqui por poucos anos, com a melhoria da qualidade da água, seja possível a atribuição da Bandeira Azul.

Em tempo de Pandemia, José Francisco Rolo está certo de que as praias fluviais do concelho, sendo “certificadas atraem gente” e “não havendo uma vacina”, é preciso cumprir regras que estão a ser definidas no que respeita a “afastamentos e higienização”. Notou que para cada praia fluvial será necessário um “plano de contingência”.

Exit mobile version