As praias fluviais de Alvôco de Várzeas e de Avô, no concelho de Oliveira do Hospital, vão voltar a hastear, este ano, a “Bandeira Azul”. O galardão, que é renovado pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE),…
… atesta que as praias cumprem os requisitos de qualidade ambiental, segurança e bem-estar.
Hoje, a ABAE divulgou as 360 praias (322 praias são costeiras e 28 são fluviais) que, no país, vão ostentar o galardão de “Bandeira Azul”. Da lista continuam a fazer parte as praias fluviais de Alvôco de Várzeas pelo 7º ano consecutivo, que é também bandeira de Ouro pela Quercus há três anos seguidos, e a praia fluvial de Avô, pelo segundo ano consecutivo.
Às praias com “ Bandeira Azul” juntam-se as praias fluviais de S. Sebastião da Feira e S. Gião que renovam o estatuto de praia acessível. José Francisco Rolo espera que daqui por poucos anos, com a melhoria da qualidade da água, seja possível a atribuição da Bandeira Azul.
Em tempo de Pandemia, José Francisco Rolo está certo de que as praias fluviais do concelho, sendo “certificadas atraem gente” e “não havendo uma vacina”, é preciso cumprir regras que estão a ser definidas no que respeita a “afastamentos e higienização”. Notou que para cada praia fluvial será necessário um “plano de contingência”.