Nos dias 29, 30 e 31 de agosto, a Praia Fluvial de Alvoco das Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, foi o espaço do Associativismo, da Cultura e da Inovação. Três noites com artistas locais e nacionais e experiências culturais onde o objectivo basilar de angariar fundos para a Requalificação do Salão Polivalente da CERVAC – Edifício Social, se manteve como eixo principal do evento.
O “Arraial Social” nasceu em 2022 lançado pela Junta de Freguesia, em cooperação com as Associações da Freguesia, para recolher fundos para uma obra na aldeia de Alvoco das Várzeas, enquanto, se recuperava, a partir deste conceito, uma marca identitária festiva na Freguesia.
No balanço da terceira edição do Arraial Social, João Miguel Pais, Secretário da Junta de Freguesia de Alvoco das Várzeas, explica que “o Arraial deu um salto enorme”. “Conseguimos triplicar o número de habitantes de Alvoco nestes três dias, só isto, por si, é uma vitória. Contudo, temos um conceito diferente, que pretende fazer obra, enquanto demonstramos a produção cultural local e agregamos um leque variado de gostos musicais e experiências. É uma obra diferente das de betão, mas certamente a maior marcar que inauguramos na nossa Freguesia”, lê-se na nota enviada à Rádio Boa Nova.
Já para a Presidente da Junta de Freguesia, Cátia Alves, “a III edição do Arraial Social foi inesquecível. Foram três dias onde Alvoco se tornou maior, onde se tornou o centro de acção, mas também onde coexistiu uma mistura de demonstração de competências do seu associativismo e comunitarismo com a cultura popular e um leque cheio festividades.”
O Arraial Social de Alvoco das Várzeas regressa em 2025 com o mesmo conceito e ideal. Os preparativos para a IV edição já estão em curso e as datas do evento serão conhecidas em breve.