Site icon Rádio Boa Nova

Alvôco das Várzeas renova galardão Bandeira Azul. Ronqueira, em Tábua, distinguida pela primeira vez

A Praia Fluvial de Alvôco das Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, renovou pelo nono ano consecutivo a Bandeira Azul, um galardão atribuído através da Associação Bandeira Azul da Europa.

No concelho oliveirense, a praia Fluvial de Alvôco de Várzeas é a única que , no arranque da próxima época balnear, vai hastear a Bandeira Azul, que é um símbolo de qualidade que “distingue o esforço de diversas entidades em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente, elevando o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho, costeiro e lacustre”.

Na região, nomeadamente em Tábua, a Praia Fluvial da Ronqueira foi candidata pela primeira vez e conseguiu alcançar o galardão.

Em Arganil, as praias de Côja, Piodão e Cascalheira (Secarias) também vão hastear a Bandeira Azul. Em Seia, três praias foram também reconhecidas pela qualidade de água: Lapa dos Dinheiros, Loriga e Sandomil. Em Góis, a praia Peneda – Pêgo Escuro foi distinguida com a Bandeira Azul.

Na região Centro, 51 locais vão ser galardoados nesta época balnear.

De acordo com a Associação Bandeira Azul da Europa, este ano são galardoadas com Bandeira Azul 393 Praias, 18 Marinas e 20 Embarcações Ecoturísticas. O número representa um aumento de 32 bandeiras atribuídas face ao ano anterior. Na próxima época balnear vão hastear a Bandeira Azul mais 21 praias, mais 2 marinas e mais 9 embarcações de ecoturismo.

As 393 praias estão distribuídas por 102 Municípios, com destaque para Vila Verde, Tábua e Alandroal, que candidataram as praias pela primeira vez e para Cascais e Marinha Grande, que regressaram este ano ao Programa Bandeira Azul. De realçar, mais um ano, o crescimento contínuo e seguro das praias fluviais, o que evidencia a aposta dos promotores na qualidade destas zonas balneares e das áreas envolventes.

Exit mobile version