Site icon Rádio Boa Nova

Alunos do AEOH participam na recriação de “Jogos Romanos” na Bobadela

Cerca de 170 alunos do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) foram, hoje, desafiados a participar na iniciativa “Ludi Conimbrigenses” – Jogos Romanos, que decorreu no Anfiteatro Romano da Bobadela, no âmbito da disciplina de Introdução à Cultura e Línguas Clássicas (ICLC), implementada desde 2015, para alunos do 4º e 9º ano.

“Ludi Conimbrigenses” resulta de uma parceria entre o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (UC) e a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital. Segundo Ana Reis, docente do AEOH e coordenadora do Departamento de Línguas, a iniciativa já teve um primeiro momento em 2019 e, hoje, reuniu no período da manhã 92 alunos e 76 no período da tarde.

Tudo, porque em 2015, o AEOH acedeu ao repto lançado pelo Ministério da Educação em abraçar a disciplina de ICLC  que “permite uma compreensão mais ampla, mais vasta relativamente à cultura e às língua clássicas (grega e romana), mas também uma compreensão mais cabal relativamente aos Lusíadas”. Na recriação dos Jogos Romanos, os alunos do AEOH fizeram “um aproveitamento de todo o conhecimento que tiveram até ao momento e de outras capacidades”, frisou Ana Reis.

Para Carlos Carvalheira, diretor do AEOH não poderia haver melhor cenário que o Anfiteatro Romano da Bobadela para a realização dos Ludi Conimbrigenses. A apreciar a boa parceria com a Faculdade de Letras e a Câmara Municipal, o responsável valoriza aposta na disciplina de ICLC que “serve essencialmente para mostrar aos nossos jovens as raízes da nossa língua, que é transmitida através destas atividades”. “Temos vindo a ser elogiados e referenciados a nível nacional como uma escola que tem esta disciplina desde o 4º ano”, sublinhou.

Hoje, o Anfiteatro Romano da Bobadela proporcionou o “enquadramento extraordinário” para a atividade realizada no âmbito da disciplina de ICLC. Graça Silva, vereadora da Cultura do Município de Oliveira do Hospital lembrou que foi naquele local “onde tudo começou” e onde se falavam as línguas clássicas. “Consta-se de que aqui se promovia a Cultura da época romana e os alunos estão a fazer parte daquele período histórico”, avançou Graça Silva, considerando que “vale a pena fazer estas parcerias com o AEOH e a Faculdade de Letras da UC”.

Exit mobile version