Site icon Rádio Boa Nova

Alunos da Secundária de Oliveira do Hospital disputam final nacional do “Parlamento dos Jovens”

Os alunos Michael Nunes e João Duarte (deputados efetivos) e André Gonçalves (suplente) da Escola Secundária de Oliveira do Hospital vão representar o distrito de Coimbra…

… na final nacional do “Parlamento dos Jovens” que vai ter lugar em Lisboa, na Assembleia da República, nos dias 8 e 9 de maio de 2017.

Este ano, a iniciativa “Parlamento dos Jovens” é alusiva ao tema “40 Anos da Constituição da República Portuguesa e do Poder Autárquico – a que temos, a que queremos, desafios ao poder local”.  Na final distrital realizada no dia 7 de março e participada por 18 escolas foram ainda escolhidos os deputados da Escola Secundária de Arganil e da Escola Secundária D. Maria. O Projeto de recomendação da escola oliveirense foi também o mais votado e é este, que, depois de ser sujeito a algumas propostas de alteração, de eliminação e de aditamento, irá ser defendido pelos jovens deputados do círculo eleitoral de Coimbra na sessão nacional.

Também a aluna Carolina Soares teve uma excelente prestação como vice-presidente da mesa da sessão distrital.

Já na sessão distrital do Básico do Parlamento dos Jovens, no dia 6 de março,  o agrupamento oliveirense fez-se representar pelas alunas Inês Brás, da Escola Secundária, Maria Inês Fonseca, da Escola da Cordinha e Mariana Mendes, da Escola de Lagares da Beira.  O tema em debate: “Os jovens e a Constituição – tens uma palavra a dizer”, foi amplamente discutido por todos e contou com inúmeras intervenções. As alunas oliveirenses contribuíram com algumas ideias para o Projeto de Recomendação, mas não conseguiram ser eleitas, ficando a escola como primeira suplente.

O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República dirigida quer aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, quer aos alunos do ensino secundário, de escolas do ensino público, privado e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa.   Este programa tem por objetivo promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pela participação cívica e pelo debate de temas de atualidade, levando-os ainda a compreender o sistema eleitoral e parlamentar português.

 

Exit mobile version