Site icon Rádio Boa Nova

Alunos da Eptoliva criaram réplica de carro do oliveirense campeão do Mundo de Ralis

A Eptoliva – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil surpreendeu, esta manhã, com a apresentação de uma réplica do carro de rali do oliveirense Rui Madeira, o Mitsubishi Lancer Evo III, com o qual se sagrou campeão do Mundo de ralis Grupo N no ano de 1995.

A réplica – Epto Rally Car – construída pelos alunos do curso de Manutenção Industrial/ Mecatrónica Automóvel com a ajuda de professores, sob a coordenação de João Mendonça, diretor do curso, resultou do desafio lançado pela escola no início do ano, cumprindo a sua vocação prática e profissional.

Daniel Dinis Costa, presidente da Adeptoliva, referiu esta manhã que o desafio só poderia passar pela criação da réplica do carro de “um piloto de Oliveira do Hospital, de um campeão do mundo, que é o Rui Madeira”. “Nós adquirimos um carro e, a partir daí, todo o trabalho foi feito pelos alunos. Este é o trabalho que a escola profissional tem que fazer, é o trabalho prático de motivação destes alunos”, frisou.

Esta manhã, a Eptoliva quis também “reconhecer um conjunto de pilotos da região que ao longo dos tempos representaram muito bem a região, um conjunto de pessoas que em vários desportos já tiveram prémios e reconhecimentos”. “Jorge Gouveia, um oliveirense que foi bicampeão nacional de Enduro; Nuno Nunes, que todos conhecem por participar em várias competições desportivas e que é, hoje, o homem que representa Oliveira do Hospital nos UTV e o engenheiro Pinto dos Santos, um amante dos ralis que, durante muitos anos, representou muito bem a nossa região pelo país inteiro, com a sua famosa Renault 4L; e o nosso campeão do Mundo, do grupo N, Rui Madeira, que já foi homenageado pela escola em 2018”, detalhou.

“Devem continuar neste caminho, que é o caminho certo. Quando se faz aquilo que se gosta os resultados são muito melhores. É uma demonstração de que quando se gosta, se conseguem atingir os objetivos”.

A construção da réplica do carro de Rali de Rui Madeira foi coordenada por João Mendonça, diretor do curso de Manutenção Industrial/ Mecatrónica Automóvel, que, esta manhã, deu os parabéns aos alunos “pelo trabalho que conseguiram fazer e dedicação que tiveram”. “Acho que foi uma experiência muito interessante para todos”, referiu, considerando que foi uma novidade, em que “foi possível aprender uma série de coisas novas”. Esta foi também uma experiência “diferente” e que “motiva mais os alunos”. “Foi uma prova em contrarrelógio, mas apesar disso, acho que conseguimos um excelente trabalho”, considerou o professor responsável.

Grato pela “prenda”, Rui Madeira, campeão do Mundo de Ralis, mostrou-se impressionado com o trabalho de alunos e professores. “É com orgulho que vejo que, em pouco tempo, apresentam uma réplica com muito trabalho. Há aqui muito trabalho, muitas horas e muita mão de obra”, verificou o oliveirense que, hoje, testemunhou “o bom trabalho” que é feito na Eptoliva. “Devem continuar neste caminho, que é o caminho certo. Quando se faz aquilo que se gosta os resultados são muito melhores. É uma demonstração de que quando se gosta, se conseguem atingir os objetivos”, considerou.

A iniciativa decorreu, no âmbito da comemoração dos 30 Anos da Eptoliva e do Ciclo de Conferências “EPTO FUTUROS 30.30. Esta tarde, está a decorrer a videoconferência “Desporto Motorizado (In)Sustentável)”, com a presença dos Pilotos de Rali, Rui Madeira e Pinto dos Santos, do Piloto de Enduro, Jorge Gouveia e do Piloto de Motos e UTVs, Nuno Nunes. A esta iniciativa juntam-se, ainda, Paulo Homem, jornalista/editor da Ralis Online e David Pinto, Presidente da MK Makinas.

Ao final da manhã de hoje realizou-se ainda o EPTO RALLY TOUR, um percurso pelas principais vias da cidade de Oliveira do Hospital com o Mitsubishi de Rui Madeira, a mítica Renault 4L de Pinto dos Santos e outros veículos de competição TT, UTV  e Moto de Enduro, finalizando com a exposição de todos estes veículos no parque exterior desta Escola Profissional.

Exit mobile version