Site icon Rádio Boa Nova

“A Terra Treme”: Escola da Ponte das Três Entradas executou gestos “Baixar, Proteger e Aguardar” (com vídeo)

Os alunos da Escola Básica da Ponte das Três Entradas, do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, participaram esta manhã no exercício nacional “A Terra Treme”. Ao sinal do toque executaram os três gestos: “baixar, proteger e aguardar”.

O exercício nacional “A Terra Treme” é promovido pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). Na 8ª edição do exercício de sensibilização, o Comando Distrital de Operações de Socorro de Coimbra (CODIS) centrou o foco na Escola Básica da Ponte das Três Entradas.

Pouco depois das 11h00, todas as turmas, na respetiva sala atuaram tal como é recomendado pela Proteção Civil numa ocorrência de sismo. O objetivo da ação foi sensibilizar “alunos e cidadãos para terem comportamentos de segurança e se poderem proteger de eventos como este, que é o sismo”, explicou o oliveirense Nuno Seixas, 2º comandante do CODIS. À Rádio Boa Nova, o responsável adiantou que “os pequenos três gestos (Baixar, Proteger e Aguardar) são fundamentais” porque “fazem com que os alunos consigam sair desta situação com a menor probabilidade de ferimentos e até mesmo sobreviver”.

O exercício realizado esta manhã não comtemplou a “evacuação” para um local seguro. “Está a chover e fazer a evacuação do estabelecimento iria originar a concentração de alunos num coberto, que é desaconselhável (devido à pandemia Covid-19)”, explicou Nuno Seixas.


A realização do exercício “A Terra Treme” não é novidade no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital. Carlos Carvalheira, diretor, referiu esta manhã que “habitualmente” o Agrupamento realiza o exercício, assim como outros simulacros, como por exemplo de incêndio, “no sentido de incutir estas boas práticas aos jovens”. “É fundamental que os alunos possam ter a noção da forma como devem agir”, referiu.

Graça Silva, vereadora da Educação do Município de Oliveira do Hospital, destacou a importância do exercício na capacitação dos jovens para “este tipo de situações”. A responsável notou que, mesmo que no concelho não seja habitual a ocorrência de sismos, “a verdade é que os alunos podem ir para outros territórios” onde tal aconteça. “A informação nunca é demais. Seja esta simulação, seja outra. Trata-se do futuro dos nossos jovens.

As duas corporações de bombeiros do concelho de Oliveira do Hospital, o Destacamento Territorial da GNR da Lousã, a GNR de Oliveira do Hospital e a Proteção Civil Municipal também se fizeram representar na iniciativa.

O exercício “A Terra Treme” (www.aterratreme.pt) aconteceu no Dia Internacional de Sensibilização para os Tsunamis, efeméride instituída pela ONU.

 

Exit mobile version