Site icon Rádio Boa Nova

Alunos colocados chegam confiantes à ESTGOH

Mais de meia centena de alunos já realizou, desde ontem, a matrícula na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH).

Os novos alunos que vêm, sobretudo, do Norte do país gostam da cidade e acreditam que a escola “tem muito para dar”.

Chaves, Fafe e Guimarães, no Norte do país, são alguns dos locais de origem dos novos alunos da ESTGOH que, por estes dias, realizam matrícula na escola oliveirense onde foram colocados na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior.

Francisca Lopes, com 17 anos, chegou hoje, ao início da tarde, à ESTGOH acompanhada pelos pais. Conseguiu lugar no curso de Contabilidade e Administração, mas “preferia Gestão”. À Rádio Boa Nova, a jovem estudante conta que o curso da ESTGOH foi a segunda opção, mas diz não estar desapontada, porque os cursos “são quase a mesma coisa, as cadeiras são praticamente as mesmas”. O dia da matrícula é para Francisca o dia em que pela primeira vez visita a cidade e fica a conhecer a escola. Na primeira impressão verifica que “escola é muito pequenina, onde todos se conhecem”. “Parecem todos muito simpáticos”, disse, contando que já estava à espera porque já tinha pesquisado informação sobre a escola.

No arranque do novo ciclo de estudos da filha, o pai, Pedro Lopes, aconselha Francisca a “estudar”. “Que remédio”, disse à Boa Nova, referindo que já conhecida um “bocadinho” Oliveira do Hospital. Considera que esta é “uma cidade muito simpática e muito acolhedora” e que a filha, Francisca Lopes, vai conseguir “prosseguir bem os estudos” por cá.

Com 19 anos, Paulo Ricardo Silva, colocado em Engenharia Informática, já tinha ao início da tarde, realizado a matrícula. Seguia-se o momento de conhecer melhor a cidade que “só conhecia de nome”. Tratar do alojamento é o passo seguinte para o jovem estudante, oriundo de Guimarães, que considera que a escola “tem muito para dar a quem nela anda”.

Helena Teixeira, vem de Chaves e o curso de Contabilidade e Administração da ESTGOH foi a sua primeira opção no concurso nacional de acesso ao ensino superior. Contou à Rádio Boa Nova que “nunca tinha vindo a Oliveira do Hospital”, nem “conhece ninguém que aqui tivesse estudado”. Ainda não teve tempo para visitar a cidade, mas disse que está “confiante” na fase que se avizinha. Procurar alojamento é, por agora, uma das suas preocupações.

De mais perto, de Vila Nova de Poiares, no distrito de Coimbra, Carolina Batista, com 20 anos, também realizou hoje a matrícula em Contabilidade e Administração na ESTGOH, a sua segunda opção. “Já conhecia mais ou menos Oliveira do Hospital”, contou à Rádio Boa Nova a jovem que, atendendo à proximidade, pondera deslocar-se diariamente, em viatura própria, para a escola. “Tenho carta, é mais fácil”, referiu.

O período para efetivação de matrículas na ESTGOH iniciou, ontem, e decorre até à próxima sexta-feira. Até ao momento, mais de meia centena de alunos já se deslocou à escola para o efeito. Uma das preocupações manifestadas pelos novos alunos prende-se com a escassez de transportes diretos para Oliveira do Hospital, sobretudo os que são provenientes de distritos como Viseu e Aveiro.

Na primeira fase de acesso ao ensino superior, a ESTGOH conseguiu a colocação de 143 novos alunos.

Exit mobile version