Site icon Rádio Boa Nova

Aluno da FCTUC diagnosticado com meningite bacteriana. Instituição aconselha a que colegas tomem um comprimido para prevenir contágio

Um aluno da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Coimbra (FCTUC) foi diagnosticado com meningite bacteriana. Sendo este um tipo de meningite bastante contagioso, a instituição de ensino apela a que sejam tomadas “imediatamente” medidas preventivas por parte de quem participou na Typomania. 

“É aconselhado a todas as pessoas que estiveram na palestra e na inauguração da exposição Typomania a tomar um comprimido de Ciprofloxacina Megaflox 500 mg”, lê-se numa publicação da faculdade, que acrescenta que “esta única toma deve feita até esta sexta-feira, o mais tardar”.

Na mesma nota, a instituição de ensino sublinha que não há razão para pânico e que a toma do medicamento anula o risco de doença.

Esclarece ainda FCTUC que “não há transmissão secundária”, uma vez que “a doença só se transmite a partir de pessoas com a doença já declarada”. Em caso de dúvidas, é pedido que se contacte o delegado de saúde de Coimbra, Dr. José Pereira de Almeida.

De acordo com o jornal Campeão das Províncias, a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) confirmou, esta quinta-feira o caso de meningite meningocócica “num aluno da Universidade de Coimbra, que está internado mas estável e com sinais de melhoria”.

Ainda segundo este jornal, o Festival Internacional de Moscovo ‘Typomania’ passou por Coimbra na segunda-feira desta semana, dia 2, promovendo a exposição ’24+1: East West Post meets Coimbra’, na Sala de Exposições Torre C do DEI da Universidade de Coimbra.

De acordo com as autoridades de saúde, a meningite é uma doença transmissível causada pela inflamação das meninges, que são membranas que protegem o cérebro e a medula espinal. A meningite bacteriana é uma doença infecciosa causada pela bactéria Neisseria meningitidis, embora existam outras bactérias e vírus que causam meningite.

Os sintomas de infeção são febre, dor de cabeça intensa, náuseas e vómitos, irritabilidade, confusão mental, estado de cansaço extremo, agitação psicomotora, rigidez da nuca, erupções da pele e choro agudo.

A meningite transmite-se através do contacto direto com gotículas e secreções nasais favorecidas pela tosse, espirros, beijos e pela proximidade física.

Exit mobile version