O 5G do MEO está disponível, desde o primeiro dia de janeiro, em todas as capitais de distrito, estando a decorrer um período de experimentação gratuita até 31 de março.
O anúncio foi feito pela Altice Portugal que, em comunicado enviado à Rádio Boa Nova assegura que “hoje cerca de metade da população no território nacional já tem acesso ao 5G da Altice Portugal e todos os tarifários MEO são compatíveis com o 5G”.
A Altice Portugal acredita que “a tecnologia é um facilitador da coesão social e territorial pelo que o investimento na robustez e expansão das suas redes tem sido contínuo e constante”. “Dos 3 mil milhões de euros investidos, um terço foi dedicado a dotar o país de infraestruturas fixas e móveis, que hoje dão acesso a comunicações de alto débito. São 6 milhões de casas e de empresas com fibra ótica da Altice Portugal e uma rede móvel 4G com cobertura praticamente integral da população (99,7%)”, explica a empresa
Também as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores têm sido “uma prioridade na defesa da igualdade de acesso e da proximidade ao território”
“A Madeira atingiu, no final de 2021, os 97% de cobertura de fibra ótica. E a rede móvel assegura uma cobertura de cerca de 99,5% em 4G tanto na Ilha da Madeira como na Ilha do Porto Santo. Hoje cerca de metade da população do Funchal já pode ter acesso ao serviço 5G do MEO. Nos Açores, a rede de fibra ótica irá alcançar, este ano, um valor superior a 97% de cobertura da população e a rede móvel 4G situa-se nos 97,33% estando previstas 20 novas estações móveis. Ponta Delgada tem acesso ao 5G desde 1 de janeiro, sendo que a nova rede móvel vai estar disponível em todas as ilhas do arquipélago até ao final deste ano”, lê-se em comunicado.
A Altice Portugal avança que “estas infraestruturas são fundamentais para a adoção gradual do 5G e para tirar partido das novas oportunidades na dinamização da economia, das indústrias, dos serviços públicos, mas também na melhoria da prestação de cuidados de saúde e na educação”.
A empresa congratula-se por “protagonizar esta nova e disruptiva era da tecnologia móvel cujo potencial é especialmente relevante para o desenvolvimento do tecido empresarial, nomeadamente para a indústria”.
Em comunicado, a Altice Empresas informa que “está já a trabalhar com um cliente numa solução de fábrica, suportada pela rede 5G, que permite aumentar a eficiência fabril”. “Esta solução vem garantir uma tomada de decisão mais fácil, dando a conhecer a performance do processo produtivo, ajudando a simular novos cenários de produção com uma réplica 3D do chão de fábrica e facilitando o treino virtual dos colaboradores. Sendo o 5G uma rede mais robusta, vai permitir que toda a informação recolhida seja transmitida, processada e integrada em tempo real num gémeo digital, dotando a fábrica de uma operação verdadeiramente inteligente”. Alexandre Fonseca, presidente Executivo da Altice Portugal, acredita que “o 5G é uma ferramenta para garantir a universalidade de acesso das comunicações a todos os portugueses”