Site icon Rádio Boa Nova

Altice liga maciço central da Serra da Estrela por fibra ótica

A Altice Portugal vai ligar seis concelhos do maciço central da Serra da Estrela, num investimento de vários milhões de euros. “Este projeto que, tem agora início, vai criar infraestruturas onde nunca houve, permitindo a ligação destas populações às autoestradas da informação, algo que nunca aconteceu em várias décadas”, refere a empresa em comunicado enviado à Rádio Boa Nova.

Seis concelhos (Seia, Covilhã, Manteigas, Gouveia, Fundão e Oliveira do Hospital) e perto de meia centena de freguesias, vão ser ligados através de fibra ótica da Altice Portugal, num verdadeiro projeto de interesse público, potenciando a criação de valor nestes territórios e na região como um todo.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Seia, “este é um investimento absolutamente histórico, porque vem dotar esta região da Serra da Estrela de novas condições, que tornam este território ainda mais atrativo”. Filipe Camelo considera que “esta aposta, realizada num território de baixa densidade populacional, evidencia o sentido de responsabilidade e equilíbrio da Altice, lançando novos investimentos em função das necessidades do País e não exclusivamente assente em critérios de rentabilidade.” O autarca defende a importância deste investimento, uma vez que “para além de permitir aos cidadãos o acesso a um conjunto de serviços de telecomunicações cada vez mais completo, fiável e resistente, as empresas passam a dispor de novas ferramentas que favorecem o contato com novos modelos de negócio, elevados ganhos de eficiência, otimização de recursos ou a expansão para novos mercados, absolutamente vitais para a melhoria da competitividade do tecido económico instalado e a captação de novas iniciativas empresariais”.

Também o Presidente da Câmara Municipal de Gouveia destaca o impacto do investimento na região: “o investimento que a ALTICE se propõe levar a efeito é fundamental para que territórios do, denominado, interior, possam, finalmente, começar a ter algum tratamento de igualdade em relação, neste caso concreto, à qualidade e rapidez das comunicações”. Para Luís Tadeu Marques “é primordial atrair investimento para projetos a desenvolver em Gouveia, que criem postos de trabalho e que permitam fixar e atrair jovens para empreenderem no concelho, as telecomunicações e a qualidade e rapidez das mesmas são ferramentas essenciais para o sucesso dos seus investimentos. Está, por isso, de Parabéns a Altice por ter tomado a decisão de instalar fibra na maioria das freguesias do concelho de Gouveia”.

Este investimento da Altice Portugal, em estreita parceria com os municípios da região, vai ainda ser uma mais-valia na captação de investimento privado e, a médio e longo prazo, na criação de emprego. Trata-se de uma alavanca para o maior desenvolvimento económico local e regional, com uma preocupação não só com as populações, mas também com o tecido empresarial. Uma aposta da empresa que faz do investimento em zonas de baixa densidade populacional uma prioridade, como são disso exemplo os Call Centers da Guarda, Covilhã e Castelo Branco, na mesma região.

O Presidente Executivo da Altice Portugal sublinha isso mesmo, afirmando que “a Altice Portugal não se rege por critérios exclusivamente comerciais, investindo em todo o país, procurando mitigar as desigualdades territoriais, dotando todos os portugueses de acesso às autoestradas da informação e a serviços de telecomunicações da melhor qualidade. A Altice Portugal vê o território português como um todo, do Vimioso a Lagos, de Vila Real de Santo António a Vieira do Minho. Este projecto reflete a consideração pelas pessoas independentemente de onde residam e demonstra um claro vetor de dignidade pelas pessoas e pelas regiões em maior desvantagem.” Para Alexandre Fonseca, “a Serra da Estrela é um dos pólos turistcos mais marcantes do nosso país, único local em Portugal continental onde neva regularmente, que conta com a visita de milhares de turistas nacionais e internacionais. Por isso mesmo, a Altice Portugal faz questão de valorizar estes territórios dotando-os de fatores que contribuam significativamente para o aumento da sua competitividade”. Um investimento que é visto pela Altice Portugal como um investimento a longo prazo, já que uma das preocupações é “a educação dos mais jovens, que passam agora a dispor de uma uma ferramenta que até agora não tinham. Este é um passo dado também pelas crianças da Serra da Estrela”.

Com este projeto, a Altice Portugal volta a afirmar-se como uma empresa responsável, assumindo o compromisso de não deixar nenhum português à margem dos melhores serviços, substituindo-se mesmo a outras entidades.

A Altice Portugal mantém, assim, o foco de investir em infraestruturas de fibra ótica de última geração, assim como na modernização da Rede Móvel e na expansão do 4G, de forma a garantir a qualidade do serviço e a evidente satisfação do cliente, ligando populações e empresas até agora privadas de acesso a tecnologia de última geração.

 

Exit mobile version