O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital garante a cobertura de fibra ótica em 95 por cento do concelho…
…após negociações com a Altice, face aos constrangimentos causados pelo incêndio de 15 de outubro que levaram à falta de serviços de comunicações em várias localidades.
José Carlos Alexandrino, adiantou à Rádio Boa Nova que, em reunião com o presidente executivo da empresa de telecomunicações, apresentou uma contraproposta ao projeto inicialmente avançado pela Altice e que excluía Avô e Alvoco da fibra ótica.
Para o autarca “faz sentido” que estas freguesias estejam incluídas, na medida em que “são um potencial enorme em termos do turismo”. “Deixá-las de fora seria completamente disparatado”, acrescentou.
À Rádio Boa Nova, Alexandrino assegurou que o acordo foi aceite e que o concelho de Oliveira do Hospital vai ter, no futuro, fibra ótica em 95 por cento do território concelhio. Referiu, contudo, que se mantém incerta a previsão da reposição dos serviços devido à “extensão de muitos quilómetros” que foram afetados pelo incêndio.
A Altice está a “tentar recuperar”, porém “há falta de equipas para fazer o levantamento” dos estragos. O presidente da Câmara, que pede rapidez nos processos, afirma, ainda assim, que a empresa está “a trabalhar dentro das possibilidades”. Nesta fase, a Altice não vai, contudo, aceder à pretensão do autarca de retirada dos postes de madeira.
Beatriz Cruz (jornalista estagiária)