Site icon Rádio Boa Nova

Alice Espingarda não baixa os braços após o 15 de outubro “impossível de esquecer”

Os incêndios de 15 de outubro deixaram rastos e muitos relatos para contar. Passadas três semanas da tragédia, Alice Espingarda relembra a fatídica noite em que, …

… após tentar salvar o seu património, se viu obrigada a fugir das chamas.

Cinegética Espingarda, uma exploração de criação e comercialização de perdizes, situada em Lagares da Beira, foi um dos negócios que ficou atingido naquela trágica noite. Com vontade de recuperar, a Alice confessa que temeu presenciar o pior quando, no dia seguinte, regressou às instalações.

O projeto, criado em 2004 por Alice e o seu marido Jorge Espingarda, surgiu da curiosidade e do aproveitamento do terreno que já detinham. Hoje, passados 13 anos de atividade, Alice nunca imaginou ver a sua fonte de rendimento ser alvo de tamanha tragédia. A dimensão da catástrofe e dos respetivos estragos surpreenderam. “Tudo à volta, mesmo os vizinhos e outros terrenos nossos, tudo estava limpo”, revela Alice.


Esta, que é uma das maiores explorações de perdizes do país, viu maior parte do seu terreno, que conta com 4 hectares, ser consumido pelas chamas. Relativamente aos prejuízos, está contabilizada a perda de um terço das aves, cerca de três mil perdizes, e mais de metade das redes que, por sua vez, ficaram danificadas. Com os estragos registados, a propriedade de Alice vê-se obrigada a necessitar de novas estruturas.

Apesar de os prejuízos rondarem os 75 mil euros, a proprietária da exploração, expressa  vontade de reerguer. A empresária, apesar de possuir seguros, detém a opinião de que os apoios não são suficientes nem justos para o setor agrícola. “A nível agricola não tem havido apoio. E estarem a discriminarem-nos, a nós, 50%, quando há indústrias que estão a dar 85% ou 70%, acho que é muito discriminatório”, desabafa Alice.


Apesar de toda a perda a nível das aves, “as que fugiram vão ficar na natureza, vão repovoar, e quando vier a primavera elas vão-se reproduzir”.

Para já, o objetivo do casal de empresários será, no início do próximo ano, reerguer toda a estrutura da exploração de perdizes.

15 de Outubro será, certamente, uma data que ficará, para sempre, na memória de todos. Para Alice é “impossível de esquecer” aquela noite.

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

Exit mobile version