Site icon Rádio Boa Nova

Alexandrino lamenta primeira morte por Covid-19 no concelho

O presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, lamentou a primeira morte por Covid-19 no concelho. À Rádio Boa Nova, o autarca referiu que se trata…

… “uma utente do lar de Santa Ovaia, com 88 anos, que tinha sido afetada pela cadeia de transmissão que já afetou 11 pessoas”.

Em direto, no noticiário da 15h00, o autarca oliveirense lamentou a ocorrência do primeiro óbito no concelho verificado dois meses após (a 27 de março) a identificação do primeiro caso de Covid-19 no concelho.

José Carlos Alexandrino lamentou o falecimento da idosa, informando já ter transmitido as condolências à sua família assim como à direção do lar de Santa Ovaia. O autarca referiu também que o funeral se realiza amanha, dia 28 de maio, pelas 11h30, em Santa Ovaia.

Na Rádio Boa Nova, José Carlos Alexandrino garantiu que o Lar de Santa Ovaia “tinha um bom plano de contingência” e “foi sempre muito acompanhado pela Câmara Municipal desde a primeira hora e quando surgiram os casos de Covid-19”. As instalações, segundo referiu, foram desifentadas por uma “brigada da GNR”.

Porém, o quadro clínico de uma das duas idosas que se encontravam infetadas “acabou por se complicar”, tendo sido encaminhada no passado fim de semana para o hospital do Covões no “onde esteve internada e onde veio a falecer”.

José Carlos Alexandrino referiu ainda que “das quatro funcionárias (infetadas com Covid-19), duas já deram um primeiro teste negativo e outra funcionária já deu os dois testes negativos”. “Se tudo correr bem, no lar ficará só uma funcionária e uma utente infetada que não oferece preocupações”, referiu à Rádio Boa Nova o autarca.

Num balanço à situação no concelho, o presidente oliveirense adiantou que “no dia de hoje temos 21 pessoas recuperados em 29. Das oito que faltam, há já algumas com testes negativos. Em termos teóricos teremos quatro positivos no concelho e dois internados nos hospitais que é o caso de um homem com 47 anos que teve um AVC, que quando chegou ao hospital deu negativo e mais tarde deu positivo. Já deu um teste negativo e espera para ter alta”.

Diante do primeiro óbito, José Carlos Alexandrino refere que não gostaria que o mesmo tivesse acontecido, até porque a idosa “não era uma pessoa que apresentasse patologias físicas e respiratórias”. Adiantou que a segunda utente do lar de Santa Ovaia “continua em isolamento profilático e já deu um primeiro teste negativo”. “Esta morte veio-nos angustiar e não esperávamos”, notou.

O autarca deu ainda conta do surgimento de um caso Covid-19 “de uma pessoa infetada em Lisboa, mas que não entra nas nossas contas porque se deslocou para o Algarve”.

A esta altura, José Carlos Alexandrino garante que estão a ser seguidos “todos os casos com preocupação enorme”. Retoma a cadeia do Lar de Santa Ovaia para verificar que ainda “não está muito definida”. “Mas pensamos que está resguardada. E uma das últimas pessoas desta cadeia é uma criança com 10 anos, mas que está assintomática”, concluiu.

Exit mobile version