Site icon Rádio Boa Nova

Alexandrino está “preocupado com número de mortes na região Centro”. “A máscara deveria ser obrigatória”, defendeu na RBN

rbt

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, de que fazem parte 19 municípios, manifestou-se ontem preocupado…

… com o elevado número de mortes na Região Centro do país por Covid 19.

O Boletim Epidemiológico relativo à pandemia da Covid-19 divulgado ontem dava conta de 76 mortes na região Centro do país e um total de 1521 casos de infeção por Covid-19. Ontem, em direto na Rádio Boa Nova, em videoconferência, José Carlos Alexandrino deu conta da sua preocupação, verificando que o número de mortes no Centro do país é superior ao número registado na região de Lisboa e Vale do Tejo, com 60 mortes e 3070 pessoas infetadas. “Há uma coisa que me preocupa bastante, que é o número de mortes na região Centro e que é superior à região de Lisboa e Vale do Tejo”.

Para o autarca e dirigente da CIM da Região de Coimbra, Portugal deveria seguir o exemplo da Coreia do Sul e generalizar o uso de máscara. “Temos a experiência da Coreia do Sul que obrigou a todos usarem a máscara. Penso que deveria haver uma determinação obrigatória de todas as pessoas utilizarem a máscara. Há uma grande discussão se a máscara evita ou não evita. Os resultados da Coreia do Sul demonstram claramente que a máscara foi um dos elementos eficazes nos números que eles têm. Na minha opinião a máscara deveria ser obrigatória”, defendeu.

Ainda que ontem, o Boletim Epidemiológico desse conta de um total de três casos positivos de Covid-19 no concelho, o autarca verifica que de um modo geral os “números que chegaram são animadores”. Em termos de percentagens “são as mais baixas dos últimos dias, não quer dizer que não sejam enganadoras. Vamos aguardar mais um ou mais dias para perceber se já tivemos o pico e estamos a descer, ou se ainda continuamos na subida”. “Todos os dias faço contas, e todos os dias tenho esperança de que tenhamos chegado ao pico e começámos a descer o pico em relação ao número de casos infetados e casos de mortes. Vamos todos continuar a fazer este esforço colectivo”, concluiu o autarca, que continua a apelar à população para que permaneça em casa.

Exit mobile version