Site icon Rádio Boa Nova

Alexandrino é presidente interino da CIM até à realização de novas eleições

O presidente do Município de Oliveira do Hospital e primeiro vice-presidente da Comunidade Intermunicipal da (CIM) da Região de Coimbra desempenha, até à realização de nova eleição, …

… a presidência daquela estrutura. Esta manhã,José Carlos Alexandrino já representou a CIM, substituindo João Ataíde, na comemoração do feriado municipal da Pampilhosa, devendo fazer o mesmo na cerimónia do dia do Município em Tábua.

João Ataíde, que era autarca da Figueira a Foz e presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra foi esta semana nomeado para secretário de Estado do Ambiente.

De acordo com a legislação e com os próprios estatutos da Comunidade, a saída do presidente do Conselho Intermunicipal implica a realização de novas eleições, não só para o lugar de presidente, mas também dos dois vice-presidentes. Atualmente estes lugares são ocupados por José Carlos Alexandrino e por José Brito Dias, presidentes das câmaras de Oliveira do Hospital e de Pampilhosa da Serra, respetivamente.

Jorge Brito, secretário executivo intermunicipal da CIM adiantou à Lusa que enquanto não se realizar a nova eleição, a presidência da CIM será desempenhada, interinamente, pelo primeiro vice-presidente do Conselho Intermunicipal, que é José Carlos Alexandrino.

As eleições deverão ser agendadas pelo próprio Conselho Intermunicipal, que é composto por todos os presidentes das 19 câmaras que integram a Comunidade.

A próxima reunião ordinária do Conselho Intermunicipal da Região de Coimbra está prevista para 02 de maio.

Constituída em setembro de 2013, a CIM Região de Coimbra é formada pelos 17 municípios do distrito de Coimbra (Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares) e pelos concelhos da Mealhada (Aveiro) e de Mortágua (Viseu).

João Ataíde, presidente da Câmara da Figueira da Foz desde 2009, vai ser empossado secretário de Estado do Ambiente na quinta-feira, substituindo no cargo Carlos Martins, que pediu a demissão no final da semana passada depois ter sido noticiado que nomeou o primo Armindo Alves para adjunto do gabinete. Carlos Monteiro, até agora segundo no executivo da Figueira da Foz, assume a presidência do município.

Exit mobile version