Site icon Rádio Boa Nova

Alexandrino confirma que cliente do bar que encerrou é de Oliveira do Hospital e está assintomática. Identificados 20 contactos que realizam teste na sexta-feira

A “cliente” do bar “Iris” na cidade que testou positivo para a Covid-19 reside “na zona de Oliveira do Hospital” e está assintomática. Já foi identificada uma cadeia de 20 contactos, …

…que se encontram em isolamento e realizarão teste na próxima sexta-feira. Clientes que frequentaram o espaço que queiram realizar teste devem entrar em contacto com a equipa Covid-19, na Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

Ao final da tarde de ontem foi a própria gerência do Bar “Iris” que comunicou nas redes sociais o encerramento do espaço por uma cliente estar infetada com o novo coronavírus.

Esta manhã, o presidente do Município de Oliveira do Hospital confirmou tratar-se do 31º caso de Covid-19 no concelho. À Rádio Boa Nova, José Carlos Alexandrino referiu que se trata de “uma jovem” que, na passada sexta-feira, realizou o teste num hospital de Coimbra onde iria fazer uma intervenção cirúrgica”. Ontem confirmou-se a infeção por Covid-19 pelo Delegado de Saúde Pública de Penela, Pedro Almeida e Sousa, (está a substituir a Delegada de Saúde de Oliveira do Hospital que se encontra de férias). “O próprio Delegado de Saúde decretou o encerramento do bar Iris”, adiantou o autarca.

À Rádio Boa Nova, José Carlos Alexandrino disse que a jovem  reside na “zona de Oliveira do Hospital” e que, “devido a este caso, temos 20 contactos”. Segundo o autarca, do conjunto de pessoas contactadas “não há sintomas”.

“Temos este caso positivo. As cadeias estão a ser trabalhadas pela equipa Covid e adjuntos da Delegada de Saúde. Essa jovem teve muitos contactos, agora estão 20 à espera que sejam realizados testes de zaragatoa”, referiu Alexandrino, informando que as 20 pessoas vão realizar teste na sexta-feira, devendo o resultado ser conhecido no sábado, “porque é preciso o período de incubação.

Este é um caso que preocupa o presidente do Município, porque “se houver um contágio pode ser um problema para Oliveira do Hospital”. Alexandrino entende, porém, que é preciso ter “calma”, até porque até agora ninguém tem sintomas.

Quanto às restantes pessoas que visitaram o bar “Iris”, o presidente da Câmara Municipal refere que “devem estar atentas e perceber se “houve contacto com a pessoa”. “Não está provado que frequentar o bar onde passou uma pessoa com Covid-19 é suficiente para a infetar”, referiu.

“Não vale a pena entrarmos em pânico. Se quiserem fazer o teste, inscrevam-se na Câmara Municipal e nós trataremos para que façam o teste”

O autarca informou ainda que “as pessoas que tiveram contactos com a jovem, se ainda não foram contactados pela Câmara Municipal, devem contactar o Município para fazer o teste. “Outras pessoas que frequentaram o bar e querem fazer teste para ficarem descansados, devem contar a equipa Covid ou delegados de saúde internos para que o possam fazer”, referiu também.

A esta altura, José Carlos Alexandrino entende “não podemos entrar em pânico. “Estamos preocupados, mas devemos estar tranquilos porque não há nenhum caso com sintomas”, continuou, notando estar também em contacto com o presidente do Município de Seia, já que no concelho vizinho “também há algumas redes de contágio” que começaram “num bar”. “O importante é conhecermos os casos e tomar medidas eficazes para não deixar as cadeias de transmissão alargarem. Isso é fundamental”, disse à Rádio Boa Nova.

A concluir, o autarca lembra que desde há três meses que o concelho estava sem nenhum caso, tirando o caso 30 identificado na semana passado e agora o caso 31.

“Não vale a pena entrarmos em pânico. Se quiserem fazer o teste inscrevem-se na Câmara Municipal e nós trataremos para que façam o teste”, referiu.

Notícia relacionada: “Covid-19 obriga a encerramento de bar em Oliveira do Hospital”

Exit mobile version