Site icon Rádio Boa Nova

Alexandrino aprecia “coragem” de Ministra da Saúde para presidir a sessão comemorativa do Dia do Município

José Carlos Alexandrino voltou, hoje, a considerar que a “saúde em Oliveira do Hospital está doente”. Em entrevista realizada, esta manhã, …

… na Rádio Boa Nova, o presidente do Município oliveirense apreciou a “coragem” de Marta Temido, ministra da Saúde, ao aceitar o convite que lhe dirigiu para presidir à sessão comemorativa do Dia do Município (7 de outubro), pelas 10h00.

Ontem à tarde, o gabinete de comunicação da autarquia oliveirense comunicou a presença de Marta Temido na comemoração do Dia do Município. Esta manhã, o presidente da Câmara Municipal referiu na Rádio Boa Nova que a governante aceitou o convite que lhe dirigiu, na sequência de “um conjunto de reuniões de reivindicação justa em relação à saúde em Oliveira do Hospital”.

“O modelo que hoje temos instituído em Oliveira do Hospital não nos serve claramente”, referiu esta manhã o autarca, mostrando-se mais preocupado com o atendimento durante a semana entre as 08h00 as 20h00, considerando que no período noturno, fins de semana e feriados o serviço está assegurado pelo hospital da Fundação Aurélio Amaro Diniz (FAAD). “Enquanto não resolvermos este problema não me calarei”, assegurou o autarca, que verifica que a presidente da Administração Regional de Saúde do Centro, Rosa Reis Marques, não tem estado sensível com o problema de Oliveira do Hospital.

Na Rádio Boa Nova, José Carlos Alexandrino disse já ter indicado à governante que não lhe importa o local onde venha a funcionar um verdadeiro serviço de urgências, constatando porém que, atualmente, “temos um melhor serviço de atendimento na FAAD do que tínhamos anteriormente”. O autarca tem conhecimento de pessoas que têm que se deslocar ao hospital de Coimbra pelos próprios meios, em situação de urgência, mas disse também ter conhecimento de casos de encaminhamento em ambulância, sendo os custos assumidos pela FAAD. “Não foi isso que foi combinado (com o ex ministro Adalberto Campos Fernandes) ”, notou o autarca.

“Penso que ela teve até muita coragem. Eu convidei-a para presidir à sessão solene e ela aceitou. Eu gosto de pessoas com coragem”

José Carlos Alexandrino assegurou que a Saúde continuará a ser “uma prioridade” e, por esse motivo, já realizou “mais de 10 reuniões com pessoas que têm responsabilidades”. “Senti sempre muita dificuldade em perceberem as nossas exigências”, referiu esta manhã o autarca que, pelo contrário, entende que, a esta altura e, depois de visitar o concelho no âmbito da sua candidatura pelo círculo eleitoral de Coimbra (cabeça de lista pelo PS), Marta Temida tem agora “outra sensibilidade” para com o que se passa em Oliveira do Hospital. “Penso que ela teve até muita coragem. Eu convidei-a para presidir à sessão solene e ela aceitou. Eu gosto de pessoas com coragem” , afirmou, notando que no dia 7 de outubro, certamente não  irá maltratar Marta Temida, por não ser seu hábito maltratar quem convida para o concelho, mas “claramente” que irá abordar o assunto .

Por ser muitas vezes apontado como responsável pelo estado da Saúde no concelho, o autarca oliveirense recordou hoje que não foi o próprio que acabou com o SAP, mas antes “alguns médios que se negaram a fazer noites”. “Não sou director do Centro de Saúde para saber se as consultas de intersusbtituição funcionam bem ou funcionam mal (…)tenho sido uma voz inconformada”, referiu, garantindo que a situação melhorou no que respeita a médicos de família no concelho. Informou que em breve as extensões de saúde de Seixo da Beira e Lagares da Beira passarão a contar com médico permanentemente.

Na entrevista realizada esta manhã, foram abordados outros temas como as obras em curso no concelho num montante de seis milhões de Euros, a abertura de procedimento concursal para a construção do Campus Educativo num investimento de cinco milhões de Euros, o atraso na requalificação e alargamento da Casa da Cultura, a recuperação do concelho após o grande incêndio, a “mágoa” pelo IC6 que está ainda em fase de projeto, entre outros. José Carlos Alexandrino centrou-se ainda no mérito dos melhores alunos que vão ser distinguidos e nos nomes e empresa que vão ser reconhecidos com medalhas de mérito municipal na próxima segunda feira, 7 de outubro.

Exit mobile version