Site icon Rádio Boa Nova

Alexandrino apela à reciclagem no dia em que inaugura “Compostor Comunitário”. Promete aplicar coimas a quem deposite resíduos em matas (com vídeo)

A população de Oliveira do Hospital dispõe, desde hoje, Dia Mundial do Ambiente, de um compostor comunitário que possibilita a transformação das aparas domésticas em fertilizante. 

O compostor está localizado no Parque do Mandanelho, junto à porta lateral situada perto do Estádio Municipal.

A dar conta do caminho feito pelo Município na área do ambiente, o presidente do Município, José Carlos Alexandrino, considerou que Oliveira do Hospital “ainda está longe de atingir os objetivos principais que queremos percorrer”. De modo particular, considerou que o Município deve ter “uma fiscalização mais atuante, no que respeita ao depósito de resíduos em qualquer sítio”. “Temos recebido denúncias de depósito de resíduos em matas. Devemos aplicar coimas a essas pessoas, porque há sítios onde podem colocar esses resíduos. Essas pessoas devem ser identificadas e aplicar coimas, para não voltarem a repetir”, referiu esta manhã o autarca, notando que o objetivo do Município é “fazer com que as gerações futuras tenham outra qualidade de vida e um ambiente saudável”. Chegou a considerar que o próprio Covid-19, “se não tivesse o número trágico de mortes” até  teve um papel importante na área do ambiente, “já que “nas grandes cidades, com muito trânsito, o ar melhorou”.

A “reciclagem” foi também apontada pelo presidente oliveirense, como uma área em que o concelho tem que “evoluir”. “Temos que fazer com que toda a gente faça essa separação”, defendeu esta manhã José Carlos Alexandrino, informando que a recolha de lixo indiferenciado representa um défice entre 100 a 120 mil Euros para o Município, que não é refletido na fatura dos munícipes. Informou que por cada tonelada de lixo, o Município paga 75 Euros, sendo que no lixo reciclado o custo é zero. “O meu propósito é que as pessoas façam reciclagem porque não é paga, porque produz verbas para o seu tratamento”, afirmou, considerando que as escolas têm um papel importante na educação ambiental.

A inauguração do compostor comunitário foi, esta manhã, uma “forma simbólica” de comemorar o Dia Mundial do Ambiente com a presença de alguns alunos da Eptoliva, Arcial e representante do Agrupamento de Escolas e dos Bombeiros. “Habitualmente celebraríamos com uma grande ação de reflorestação juntando toda a comunidade. Hoje estamos aqui, juntando vinte e poucas pessoas, fazendo por garantir o afastamento social, para dar conta de um equipamento que vai ajudar a comunidade neste passo a passo,  para melhorar o ambiente e ter atitudes de responsabilidade pelo ambiente”, afirmou o vice-presidente e vereador do Ambiente, José Francisco Rolo.

Segundo explicou, o compostor comunitário resulta de um projeto feito pelo Município oliveirense ao fundo ambiental, que contempla “uma melhoria de tratamentos de resíduos no mercado municipal, permitiu a aquisição de uma viatura eléctrica, mais sustentável e permite ter este compostor comunitário para que os cidadãos possam colocar aparas da actividade doméstica, em que o fertilizante que resulta possa ser usado na adubagem e fertilização os espaços públicos”.

“Este é um pequeno projeto piloto demonstrativo da política de respeito pelo ambiente, de investimento da mudança de atitudes dos cidadãos”, reforçou José Francisco Rolo.

A comemoração do Dia Mundial do Ambiente ficou ainda marcada pela plantação de alguns medronheiros no Parque do Mandanelho.

Exit mobile version