Site icon Rádio Boa Nova

Aldeia das Dez sem condições para realizar Festa da Castanha após incêndio

A Festa da Castanha que estava agendada para o próximo fim de semana não se vai realizar na freguesia de Aldeia das Dez.

O fogo de 15 de outubro consumiu mais de 90 por cento da floresta na freguesia, afetando algumas árvores centenárias do jardim botânico e zona envolvente ao Santuário de Nossa Senhora das Preces, local de realização do evento.

Carlos Castanheira é  a esta altura um autarca desolado com a devastação que o incêndio provocou na freguesia, onde arderam cerca de 10 casas, quatro delas de primeira habitação, explorações agrícolas, pavilhões e os soitos, que constituíam a imagem de marca da freguesia. Várias empresas também foram afetadas, nomeadamente uma na área da construção civil e quatro  empresas madeireiras. Valeu a coragem dos populares que “foram fantásticos” na proteção dos seus bens e dos seus vizinhos.

Em declarações à Rádio Boa Nova, o presidente da Junta disse que não há condições para a realização do evento, notando que a freguesia “perdeu de tudo um pouco”, e de forma mais acentuada a “espécie rainha”, com o fogo a queimar “boa parte dos castanheiros”. Espera Carlos Castanheira que algumas árvores ainda recuperem.

Os prejuízos em Aldeia das Dez são avultados, sobretudo em torno da produção da castanha que serve de mote à Festa que, em outubro, atrai milhares de visitantes a um dos ex-líbris do concelho, o Santuário de Nossa Senhora das Preces. Este ano, o reeleito autarca esperava realizar a melhor festa de sempre, com uma “aposta forte” que vinha a ser feita ao nível da programação. Espera retomar o evento já no próximo ano.

“Foi um rude golpe”, nota Carlos Castanheira, avisando porém que o fogo não destruiu a vontade de dar vida nova a Aldeia das Dez, e que também passa pela realização de eventos musicais e culturais.

Foto: Célia Lourenço

 

Exit mobile version