Site icon Rádio Boa Nova

Aldeia das Dez convida à “Festa da Castanha” nos dias 19 e 20 de outubro (com vídeo)

“Melhor e mais bem organizada” é assim que o presidente da Junta de Freguesia de Aldeia das Dez antecipa a 17ª Festa da Castanha,

que vai decorrer no próximo fim de semana, na sede de freguesia (dia 19) e no Santuário de Nossa Senhora das Preces, em Vale de Maceira (no dia 20).

Convidado do programa “Outras Conversas…” da Rádio Boa Nova, Carlos Castanheira deu conta da sua satisfação, por o seu executivo dar seguimento ao evento que, neste ano, vai contar com cerca de “60 expositores de artesanato e produtos endógenos e castanhas para a realização de dois magustos”. Esta manhã, o autarca explicou que a festa se divide pelos dois dias, sendo que no dia 19, as atividades se centram em Aldeia das Dez e, no dia 20, toda a programação se concentra junto ao Santuário de Nª Srª das Preces, entre as 10h e as 17h, com a participação de vários grupos culturais, com destaque para Sérgio Mirra, conceituado tocador de cavaquinho, assim como para a Filarmónica Fidelidade de Aldeia das Dez que conta já com mais de cem anos de atividade, entre outros. “Faço o convite a todos para que compareçam no Santuário. Serão bem recebidos e vão dar por bom o tempo que se vão deslocar. Estão reunidas todas as condições para usufruir da feira”, afirmou o autarca.

Às portas da 17ª edição da Festa da Castanha, Carlos Castanheira refere que o certame tem o objetivo de promover a freguesia, o Santuário  que “é único na região”, e a castanha “que foi bastante afetada” pelo grande incêndio de 15 de outubro. Ainda assim, o autarca garante conseguir assegurar 350 kg de castanha “do concelho” na festa para a realização dos magustos e para os três carrinhos de castanhas.

À Rádio Boa Nova, Carlos Castanheira referiu que, desde o grande incêndio, o executivo está apostado na recuperação dos soitos. “No ano passado, o Município distribuiu mil castanheiros, alguns também vieram para Aldeia das Dez”, afirmou, referindo que a Junta também “tem um terreno onde todos os anos faz plantação de castanheiros”. “Incentivamos à plantação de castanheiros porque é das árvores mais bonitas e das mais resistentes ao fogo”.

A Festa da Castanha de Aldeia das Dez integra também o Trail Colcurinho Sky Race organizado pelo pelouro do Desporto do Município de Oliveira do Hospital e outros parceiros. Também convidado do programa “Outras Conversas…” Nuno Ribeiro, vereador do Desporto destacou importância da Festa da Castanha, explicando que por isso o Município “teve o cuidado de criar esta prova que “é especial, diferente , dura…, onde os participantes são desafiados a ir ao cimo do Monte do Colcurinho, para poderem apreciar a beleza que envolve aquele monte”. Na realização da prova que faz parte do Campeonato Distrital, o Município e Junta de Freguesia contam com o apoio do Clube Atlético de Oliveira do Hospital, Associação de Atletismo de Coimbra, alunos e professores da Eptoliva, Irmandande de Nª Srª das Preces e Rede das Aldeias do Xisto. “Todas as entidades estão envolvidas para que seja uma prova única”, referiu Nuno Ribeiro.

À Rádio Boa Nova, o vereador do Desporto disse que esta é a edição em que a prova – “uma prova de montanha, uma prova difícil”-  conta com maior número de participantes, cerca de 300. “Se cada um deles trouxer um acompanhante é um conjunto de pessoas que virá à Festa da Castanha”, constatou Nuno Ribeiro, notando a mais valia de a prova se realizar no dia do evento.

Exit mobile version