Site icon Rádio Boa Nova

Albertino Formigo comemorou 100º aniversário à porta de casa em Aldeia das Dez (com vídeo)

Albertino Formigo completou, ontem, 100 anos de vida e é, pelo que se sabe o habitante “mais resistente” da freguesia de Aldeia das Dez, no concelho de Oliveira do Hospital.

A Junta de Freguesia quis assinalar a efeméride à porta de casa do mais velho habitante da freguesia, oferecendo uma imagem de Nª  Srª das Preces, em parceria com o Município oliveirense.

Não fossem as dificuldades de locomoção e de audição e ninguém diria que Albertino Formigo contava já 100 primaveras. Quase sem rugas no rosto e com uma memória de fazer inveja a gente nova, o aniversariante não se escusou ontem às conversas, contando histórias da sua juventude.

À Rádio Boa Nova, agradeceu os  votos de parabéns que lhe dirigimos e mostrou-se “contente” pela idade que atingiu, sabendo que em Aldeia das Dez “nunca houve nenhum homem ou mulher que chegasse à minha idade”. “Com 100 anos não conheci nunca ninguém”, referiu Albertino Formigo.

Foi à porta de sua casa, onde reside, que soprou as três velas do bolo com o número 100, sob o olhar da filha Gracinda, que desde há 10 anos se mudou com o marido para aquela modesta casa, para olhar pelo pai. Já tinha cuidado da mãe que faleceu em 2013 e tinha que fazer o mesmo pelo pai. Ontem, sentia “uma alegria muito grande”. “Estou muito contente. Tenho a agradecer a esta gente toda. Estou muito contente e muito feliz”, referiu com a voz embargada pela emoção.

A iniciativa de, assim, comemorar os 100 anos de Albertino Formigo partiu da Junta de Freguesia de Aldeia das Dez. Carlos Castanheira, presidente da Junta, sabe que “não é comum” que “um freguês “ atinja “a linda idade de 100 anos”. Para além disso, “o senhor Albertino, sempre foi um homem muito ligado à Aldeia”, onde sempre trabalhou na agricultura, teve juntas de bois e ovelhas. “Para nós é com muito prazer que assinalamos esta data. É uma manifestação de carinho para o senhor Albertino em parceria com a família. É uma homenagem não só da Junta, mas representativa da população”, referiu o autarca, notando que foram tidas em conta as condições de segurança.

Também o presidente do Município de Oliveira do Hospital se associou à comemoração do aniversário. “Esta longevidade nos tempos de hoje também nos apraz registar”, referiu José Carlos Alexandrino à Rádio Boa Nova, mostrando-se encantado com a “memória do aniversariante e desejando, “como bom português,  que “quando chegar aos 100 anos” possa “estar nesta forma e neste estado”.

Exit mobile version