Site icon Rádio Boa Nova

“Ainda não estamos curados. Chego aqui, sinto um aperto e começo a chorar porque nada é igual” (com vídeo)

Prestes a fazer um ano após o grande incêndio de 15 de outubro, Paula Lameiras, que ficou sem casa de habitação e a sua fonte de rendimento, a Queijaria Lameiras, em Vila Franca da Beira, agora olha “com mais esperança” para o futuro.

Depois de fugir naquela fatídica noite, Paula Lameiras viu toda uma vida de trabalho reduzida a cinzas. “Foi tempo de fugir e nem sequer olhar para trás. Ficaram os animais mas ficámos sem sítio para fabricar o leite, sem casa para viver”, contou.

Após um ano, com as duas obras em fase de conclusão, a produtora de queijo Serra da Estrela afirmou à Rádio Boa Nova que “é muito tempo para quem fica sem casa, sem trabalho e com problemas para resolver”.

Quanto à ajuda que lhe foi prestada para a realização das obras, a queijeira adiantou que contou com os apoios “mas foi muito difícil de conseguir” pois “foram muitas burocracias, muito tempo de espera, que levou a que agora esteja tudo atrasado”.

“Estamos a concluir a obra, vamos pagar tudo o que conseguirmos para depois recebermos também algum. Na parte da casa, aceitei fazer por menos de 25 mil euros. Não quisemos esperar pela CCDR (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional) porque era muito tempo”, explicou, adiantando que “a casa vai ficar três vezes mais cara” e, por isso, contraiu um empréstimo de 80 mil euros. “Hoje em dia vamos começar com o coração nas mãos. Não sei se vou conseguir ter rendimento suficiente para fazer face a este empréstimo”.

Em declarações à Rádio Boa Nova, Paula Lameiras enalteceu ainda o gesto dos portugueses “e não só”, pelo apoio e doação de bens. “Foram excelentes. As pessoas foram muito solidárias comigo. Também o apoio psicológico, que precisámos muito, foi importante. No final da obra, estou a ver que ainda não estamos curados. Agora chego aqui, sinto um aperto muito grande e começo a chorar porque nada é igual”, referiu.

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

Exit mobile version