A Águas Públicas da Serra da Estrela (ApdSE) informou hoje, em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, que garantiu o abastecimento de água a todos os seus clientes durante o apagão elétrico que afetou a Península Ibérica.
“Com uma resposta rápida e coordenada, a empresa ativou os seus meios de emergência e articulou-se com as autoridades locais, assegurando a continuidade de um serviço público essencial, mesmo perante uma crise energética inesperada”, começa por referir.
Recordando que “na passada segunda-feira, dia 28 de abril de 2025, parte da União Europeia, nomeadamente a Península Ibérica, foi surpreendida por um apagão elétrico, cuja extensão e impacto colocaram à prova a capacidade de resposta de entidades fundamentais para o funcionamento da sociedade”, a APdSE garante que esteve “desde o primeiro momento, na linha da frente, garantindo que, apesar das limitações iminentes, provocadas pela falha de energia elétrica, o abastecimento de água aos seus clientes não fosse comprometido”.
“O apagão deu-se por volta das 11h33. Na APdSE, a resposta foi célere e articulada, em poucos minutos foram convocadas reuniões internas e, pelas 11h47, foi efetuado o primeiro contacto com vista a acautelar a continuidade dos serviços. Esta reação rápida e orientada demonstra o grau de preparação da estrutura da APdSE, focada em garantir, desde o primeiro momento, a continuidade de um serviço público essencial”, é sublinhado.
Face a esta situação inesperada, a ApdSE informa que “foi ativada de imediato uma equipa interna especialmente capacitada para responder a cenários de emergência” que “teve como missão principal assegurar o funcionamento contínuo dos sistemas de abastecimento, mesmo perante as condicionantes impostas pela ausência de energia elétrica em várias infraestruturas”.
Paralelamente, “com um esforço coordenado e determinado”, os colaboradores da APdSE desenvolveram, no terreno, um trabalho “rigoroso”. Segundo é explicado, durante toda a operação, foram implementadas “medidas estratégicas como a monitorização constante dos níveis de água nos depósitos, a garantia da correta desinfeção e qualidade, controlo apertado dos sistemas de bombagem e a ativação de soluções alternativas com recurso a fontes de energia alternativas”.
“Às 15h00, a única questão ainda em aberto prendia-se com a garantia de fornecimento de combustível para permitir a movimentação dos veículos pelo território em caso de prolongamento da situação, situação que ficou salvaguardada primeiramente com o apoio dos serviços da Proteção Civil Municipal de Oliveira do Hospital e, mais tarde, através de acordo entre o fornecedor de combustíveis da APdSE no sentido de em conjunto ser colocado em funcionamento um posto de combustível”, explica a ApdSE.
Ao longo de todo o dia, os responsáveis da APdSE mantiveram contacto permanente com os serviços municipais de Proteção Civil dos três concelhos da área de intervenção, bem como com os representantes autárquicos, assegurando “uma articulação eficaz, um alinhamento de decisões e reforço da coordenação operacional”. “Esta cooperação institucional foi determinante para garantir a eficácia das operações e prevenir quaisquer ruturas no abastecimento de água”, acrescenta.
“Importa sublinhar que, em momento algum, o abastecimento de água foi interrompido na nossa área de atuação. A capacidade de antecipação e planeamento da APdSE revelou-se decisiva. Foram tomadas, desde cedo, medidas de antecipação em pontos considerados críticos, o que permitiu não só garantir o abastecimento durante o próprio dia, mas também preparar a eventualidade de um prolongamento da crise”, avança.
A atuação da APdSE durante este episódio demonstrou “a importância de uma preparação cuidada e de um trabalho contínuo centrado na fiabilidade dos serviços públicos essenciais, reforçando a robustez da operação e evidenciando, de forma natural, a competência técnica, o empenho e a capacidade de resposta das equipas em contextos de elevada exigência”.
“ Mesmo perante um cenário adverso, a continuidade do abastecimento de água foi assegurada com eficácia, fruto de uma estratégia preventiva e de uma cultura de serviço público que a APdSE continuará a aprofundar”, conclui o comunicado.