Site icon Rádio Boa Nova

Agricultores queixam-se da “falta de tudo” em Coimbra (com áudio)

Cerca de 150 agricultores e produtores florestais afetados pelos incêndio de 2017 protestam hoje em Coimbra, para reclamar mais apoios ao governo. Nuno Pereira, do Movimento Associação de Apoio às Vítimas de Midões (MAAVIM) afirmou à Rádio Boa Nova que há “falta de tudo”.



O protesto convocado pela Comissão Inter-Concelhos dos Agricultores e Produtores afetados pelos incêndios, em parceria com a Associação dos Agricultores do Distrito de Coimbra (ADACO), o MAAVIM e a Confederação Nacional de Agricultura está a decorrer junto à delegação da Direção Regional da Agricultura e Pescas do Centro, onde não compareceu o ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos. “Não veio. Normalmente não comparece”, lamentou Nuno Pereira, que acusa o governante de andar “desorientado” e de “enganar” os lesados.

Para além de pretenderem a reabertura das candidaturas aos apoios simplificados e outros apoios à recuperação da agricultura e floresta, os promotores da manifestação reivindicam ainda apoios à recuperação de habitações e empresas afetadas.

Do mesmo modo exigem ao governo explicações sobre os cortes de 20 milhões de Euros nos apoios que foram aprovados. “Ninguém sabe porquê”, afirma Nuno pereira, que chama ainda a atenção para o facto de os agricultores profissionais, até ao momento, não terem recebido qualquer apoio. “Alguns até perderam a habitação e estão na miséria”, avisa, alertando ainda para as dificuldades por que estão a passar muitos estrangeiros radicados na região e que, depois do fogo, se viram mesmo forçados a viver em tendas ou rulotes.

Foto: Notícias de Coimbra

Exit mobile version