No programa desta semana, estive à conversa com Fátima Marinho, Professora Emérita da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, a respeito do 200.º aniversário de Camilo Castelo Branco.
Fátima Marinho é autora de diversos artigos sobre o escritor e começou por nos falar sobre os seus abismos de vida e os abismos das suas personagens, caracterizando o percurso de vida do autor.
Em seguida, descreveu algumas das características estilísticas próprias do autor, que se enquadram na estética do Romantismo, Falou-nos concretamente sobre o Amor de Perdição, uma obra ultra romântica, fazendo a análise de algumas das suas personagens, como Teresa e Mariana.
Afirmando que conhecer apenas o Amor de Perdição era conhecer Camilo de forma muito redutora, Fátima Marinho deixou algumas sugestões daquelas que, para si, são as obras mais marcantes da escrita camiliana.
Finalmente, mencionou o facto do escritor ter sido o primeiro autor português a viver unicamente da escrita, descrevendo as razões que o motivaram, nomeadamente o conhecimento que o autor tinha do seu público.
Saiba mais sobre este escritor notável da Literatura Portuguesa neste episódio!
O Agora é que me livro! é transmitido na Rádio Boa Nova à quarta-feira, às 21h, e aos sábados, às 9h. Pode, ainda, ouvir o programa sempre que desejar no website da Rádio, no Spotify ou nas restantes plataformas de áudio.
Fique bem, fique com os livros!