“Na sequência da iniciativa anual da “comemoração” do Aniversário da criação – a 23 de Maio de 1988 – da freguesia autónoma de Vila Franca da Beira, a Junta de Freguesia da actual União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira, promoveu, a 23 deste mês de Maio, mais uma dessas sessões evocativas, agora a dos “37 Anos”, em Vila Franca da Beira.
Com o Salão cheio de Vilafranquenses e Convidados, decorreu animada esta “Sessão Solene Evocativa” em que intervieram, desde a “mesa”, o Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, o Presidente da Junta de Freguesia da actual União de Freguesias, o ex-presidente da Junta de Freguesia autónoma de Vila Franca da Beira e a ex- Presidente da Assembleia de Freguesia desta Freguesia, que o eram em 2013, data da “agregação” – contra a vontade de todos nós – na actual União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira.
A tónica geral incidiu na satisfação atenta com que se vive, agora mesmo, o processo de desagregação em marcha das duas freguesias – Vila Franca da Beira e Ervedal da Beira – o que implicará o regresso de Vila Franca da Beira a freguesia de novo autónoma e logo após as próximas Eleições Autárquicas já previstas para 28 de Setembro deste ano de 2025. Viva !
Oportunidade para evocar, em sentido agradecimento, os Fundadores da Freguesia autónoma (em 1988), os sucessivos Autarcas e a População que aderiu desde logo a esse franco movimento de independência administrativa e política ao qual, aliás, aspirava. População Vilafranquense que, depois, muito lutou contra a “agregação” imposta (2013) e se mantém atenta, agradada e actuante no processo de “desagregação” em curso. Viva !
Também se agradeceu que e tal como se lá disse, “os Vilafranquenses não são ingratos”, a todos aqueles e respectivos Partidos – a grande maioria – que tornaram possível a caminhada até ao auspicioso momento actual rumo à “desagregação”.
Mas também foi dito, alto e a bom som, que o partido Chega e a IL, Iniciativa Liberal, estão contra a desagregação em curso – “são inimigos da Freguesia autónoma de Vila Franca da Beira” – pois votaram contra a Lei em vigor quando esta foi votada e confirmada por larga maioria, a 6 de Março passado na Assembleia da República. E que continuam “do contra” essa mesma Lei e contra a desagregação, o que não devemos esquecer…
Pragmático, o ex-Presidente da Junta de Freguesia de Vila Franca da Beira, exemplificando aspectos a concretizar no futuro-próximo pelas actuais (até 28 de Setembro) e pelas novas Autarquias (a seguir a 28 de Setembro), enumerou e reclamou várias Obras e outras Iniciativas. No plano mais marcadamente social, destacou mesmo a instalação, pela Câmara Municipal, de um “Balcão do Cidadão” e de um “Centro de Celebração do Pastoreio e do Queijo da Serra Tradicionais”, em Vila Franca da Beira.
O Presidente da Câmara Municipal encerrou esta Sessão e destacou a satisfação pessoal em ser Convidado neste momento muito especial em que avança o processo de desagregação das duas Freguesias. Em relação a projectos mais concretos, assumiu o arranque da cobertura das valetas na Estrada Nova, dentro de Vila Franca. Também afirmou, aliás mais uma vez, que sabe ouvir e ter em conta aquilo que lhe é dito, nas Povoações onde vai. Esperamos que sim!
Já antes, o Presidente da Junta de Freguesia da actual União de Freguesias, tinha assumido a realização, até imediata, das Obras constantes do “Plano de Actividades e Orçamento da Junta” para o corrente ano de 2025. Esperamos que sim!
Tal como o previsto, a seguir, quem assim quis, deslocou-se à Sede da UDV onde foi servido um belo “Beberete” em ambiente de agradável Convívio.
Aí se degustou as iguarias, com destaque para algumas “preciosidades” gastronómicas de produção local como o Queijo da Serra (Estrela), daquele que é “do melhor do mundo!”.
No final, degustou-se o bem conseguido “Bolo de Aniversário” dos 37 Anos da Freguesia autónoma de Vila Franca da Beira e cantou-se os ” Parabéns a Você”…
E sim, de facto, justifica-se plenamente a criação, em Vila Franca da Beira (por exemplo, no emblemático edifício da ex-Escola Primária), do tal “Centro de Celebração do Pastoreio e do Queijo da Serra Tradicionais” !
Viva Vila Franca da Beira, freguesia de novo autónoma ! Viva !
A luta continua !”
24 de Maio de 2025
João Dinis
( Membro da Assembleia de Freguesia da actual União de Freguesias e
Ex-Presidente da Junta de Freguesia da freguesia autónoma de Vila Franca)