Seis professores e um assistente técnico do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) testaram positivo para a Covid-19. Amanhã, todos os alunos das 15 turmas que tiveram aulas com os professores “positivos” ficam em casa “por precaução”.
Os números foram confirmados à Rádio Boa Nova por Carlos Carvalheira, diretor do AEOH, que adiantou que do conjunto de 229 testes realizados, ontem, a professores, funcionários e assistentes técnicos, ligados ao 2º e 3º ciclos, sete tiveram resultado positivo.
À Rádio Boa Nova, o diretor do AEOH disse que os resultados dos testes (antigénio) foram conhecidos na manhã desta quarta-feira e adiantou que, esta tarde, os seis professores e o assistente técnico realizaram novos testes (PCR) para confirmação dos resultados, que serão conhecidos amanhã.
“Por precaução”, as turmas que desde segunda-feira tomaram contacto com os professores que testaram positivo vão amanhã ficar em casa. “Mediante os resultados dos testes de hoje, amanhã irão ser tomadas providências”, referiu Carlos Carvalheira, indicando que, amanhã, são 15 as turmas que ficam em casa: 13 turmas do 2º e 3º ciclos e duas turmas do 3º ano da EB1 de Oliveira do Hospital, por um dos professores em questão ter dado Aulas Extra Curriculares (AEC).
Quanto às restantes turmas, Carlos Carvalheira informa que as aulas “vão decorrer normalmente”.
Os encarregados de educação dos alunos estão a ser informados através de email. A decisão foi tomada em articulação com o delegado de saúde pública, Luís Queimadela, que substitui Guiomar Sarmento (está ausente).
À Rádio Boa Nova, Carlos Carvalheira disse ter ficado surpreendido com o número de casos de Covid-19 identificado. “Não estava a contar”, referiu, notando que as sete pessoas que testaram positivo encontram-se assintomáticas.
Confira no vídeo (em cima) as declarações de Carlos Carvalheira no noticiário das 18h.