Site icon Rádio Boa Nova

AEOH: Restaurante Pedagógico permite que os alunos “coloquem em prática o que aprendem”

De portas abertas para receber a comunidade educativa e a população em geral, o Restaurante Pedagógico é uma “conquista” para o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH).

Em funcionamento no âmbito dos Cursos Profissionais de Técnico de Cozinha/ Pastelaria e Restaurante/ Bar, o projeto pretende auxiliar os alunos, na medida em que colocam em “prática” o que aprendem na componente teórica e “simulam o dia-a-dia” do mundo da restauração.

Em declarações à Rádio Boa Nova, Cristina Borges, subdiretora e coordenadora do ensino profissional do AEOH, recordou o início o trajeto “há mais de uma dezena de anos” num “cantinho da cantina” da escola. “Depois fomos avançando e hoje temos este espaço bonito, confortável e magnífico que já é imagem de marca dos cursos profissionais do Agrupamento de Escolas”.

A subdiretora garante que qualquer pessoa que faça a reserva, “será atendida de uma forma muito agradável, como, se calhar, não é atendida na maior parte dos restaurantes”. “Gostaríamos que isto também servisse de motivação para melhorar o serviço de restauração no concelho”, frisou.

Destacando que “um curso profissional vive obviamente de uma componente teórica”, Cristina Borges destaca a importância da “elevada carga horária na componente prática”. A coordenadora do ensino profissional do AEOH revela, ainda, que os respetivos cursos envolvidos no projeto “têm sido alvo de grande adesão”, mas “há condições para acolher ainda mais alunos”.

“As saídas são boas. Os alunos têm emprego garantido. Somos contactados e questionados para indicar alunos que tenham acabado o curso. Já temos um caminho vincado e sólido até aos dias de hoje”.

A garantir o bom funcionamento do espaço, Marco Gonçalves, responsável pelo curso Restaurante/ Bar, destaca o papel importante do projeto, uma vez que permite aos alunos “viver na prática” o que acontece diariamente em hotéis e restaurantes.

“É muito importante a parte prática. Só assim conseguem evoluir e adaptar-se”, afirmou, adiantando que, no restaurante, todos os estudantes têm “funções específicas”. À Rádio Boa Nova, o docente garantiu que o Agrupamento está dotado de “mão de obra muito qualificada”.

Por sua vez, Sónia Rendeiro, responsável pelo curso de Cozinha/ Pastelaria, defendeu que é “importante que os alunos se vão preparando para aquilo que vão encontrar na vida real”.

“O facto de eles terem experiência com a matéria-prima, as preparações e colocarem em prática aquilo que aprenderam nos conteúdos teóricos é uma mais-valia”.

De acordo com a professora, a ementa é sempre “completa”, constituída por “sopa, um prato vegetariano/ peixe, um prato de carne e duas sobremesas como opção”. Os menus são “sempre escolhidos em função dos conteúdos que são abordados”.

O Restaurante Pedagógico abre ao público uma vez por semana, às terças e quartas-feiras, de forma alternada, entre as 12h15 e as 14h15. As reservas devem ser feitas através do contacto 238 600 740 e o menu pode ser consultado na página de facebook do AEOH.

Exit mobile version