Site icon Rádio Boa Nova

AEOH promoveu jornadas para mostrar “ensino profissional de qualidade”

A “qualidade” do ensino profissional esteve em destaque na 1ª edição das Jornadas #aeoh que decorreram, ao final da tarde de sexta-feira, dia 28 de maio, sob o mote “Criatividade e Saber Fazer”. A iniciativa consistiu em quatro desafios “positivos” e conversas com ex alunos que são “casos de sucesso”.

Pais e encarregados de Educação de alunos dos cursos profissionais do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital tiveram a oportunidade de conferir as competências adquiridas dos estudantes nos cursos que frequentam.

A iniciativa aconteceu em jeito de “dia aberto”, com o objetivo de “valorizar os cursos profissionais e de, ao mesmo tempo, mostrarmos aquilo que fazemos no âmbito dos cursos profissionais”, explicou Carlos Carvalheira, diretor do AEOH.

A valorizar o “papel fundamental do corpo docente”, assim como das famílias que se juntaram nas jornadas e que têm contribuído para “ultrapassar todas as dificuldades que têm sido muitas neste ano e meio”, o diretor quis mostrar que o AEOH “faz com qualidade, com organização, apostando na qualificação dos nossos jovens, não dizendo falsas informações”. “Porque o que queremos é que os nossos jovens sejam felizes, saibam que vão atingir aquilo que preveem um dia vir a ter. Os vossos filhos no AEOH têm qualidade e um ensino organizado”, frisou.

Carlos Carvalheira revelou-se muito confiante “na riqueza dos nossos cursos profissionais, no trabalho árduo e intenso dos nossos professores, porque queremos essencialmente, que mais importante do que aprender, sejam felizes”. “Uma felicidade com amor, que transmita esta alegria, este saber fazer e saber transmitir o melhor, porque ninguém consegue transmitir bem se não o fizer com amor. Os nossos professores e funcionários fazem-no com amor, porque gostam daquilo que fazem”, defendeu.

Na iniciativa que serviu de montra do ensino profissional no AEOH, a vereadora da Educação do Município de Oliveira do Hospital, Graça Silva, constatou que “a escola permite hoje,  através destes cursos, e de outros cursos e de outros níveis de ensino, oferecer aos alunos outras oportunidades para que possam ter habilitações académicas até ao 12º”. São disso exemplo “os cursos profissionais, o Qualifica e toda a oferta formativa dada nesta escola que tem premissa única de aplicar competências a adultos e jovens, para que não desistam e façam o seu percurso académico o melhor possível, a fim de executarem uma profissão com qualidade e com êxito”, sublinhou Graça Silva.

As jornadas #aeoh dividiram-se em duas grandes partes. “Numa primeira parte vão ocorrer desafios e numa, segunda parte, vão acontecer conversas com ex alunos casos de sucesso. Vão acontecer quatro desafios em quatro postos de trabalho: Informática, Multimédia, Cozinha/Pastelaria e Restaurante/Bar”, disse Cristina Borges, sub diretora do AEOH.

“São desafios saudáveis e pretendemos mostrar que a formação ministrada no AEOH aos nossos alunos é uma formação de qualidade”, concluiu Cristina Borges.

Exit mobile version