Site icon Rádio Boa Nova

AEOH garante que “até ao dia 8 de maio todas as crianças do 1º ciclo terão computador” (com vídeo)

Artur Abreu, da direção do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, adiantou hoje na Rádio Boa Nova que “até ao dia 8 de maio …

… todas as crianças do 1º ciclo terão computador”. No início do 3º período escolar eram entre 30 a 40 os alunos sem aquele equipamento necessário para o ensino à distância.

Devido à pandemia Covid-19, o 3º período escolar iniciou-se de modo não presencial em todas as escolas do país, tendo inicio o modelo de ensino à distância através dos meios informáticos e da televisão.

Esta manhã, em direto, no programa “Outras Conversas” da Rádio Boa Nova, Artur Abreu, da direção do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital fez uma avaliação positiva do caminho percorrido até aqui. “Dentro das circunstâncias em que vivemos, das condições que tínhamos e das famílias, acho que está a correr bastante bem, não só ao nível do 1º ciclo, mas também do pré-escolar”, referiu.

Tarefa árdua tem sido fazer com que todos os alunos, mais de dois mil, disponham de computador e internet para poder participar nas aulas síncronas (sessões zoom) com os seus professores. Artur Abreu explicou, esta manhã, que a prioridade da escola foi de fazer chegar computadores aos alunos do secundário que vão realizar exames, seguindo-se depois os alunos do 2º e 3º ciclo dado o elevado número de disciplinas e pelo facto de terem que interagir com professores diferentes. Os alunos do 1º ciclo só têm um professor e apenas uma aula síncrona por dia.

Até há duas semanas, segundo Artur Abreu, o Agrupamento de Escolas contabilizava entre 30 a 40 alunos do 1º ciclo sem computador. “Até dia 8 de maio, os alunos do 1º ciclo já terão computador”, adiantou esta manhã o responsável, destacando o empenho do Agrupamento de Escolas no arranjo e aquisição de computadores. Destacou o apoio financeiro das Juntas de Freguesia, assim como do Banco Santander que ofereceu 20 computadores que já foram distribuídos entre os alunos do 2º e 3º ciclos. Referiu que a Câmara Municipal também vai oferecer 20 computadores novos. Os computadores são entregues “a título de empréstimo” aos alunos. “Eventualmente depois do Verão os computadores ficam na escola. E nas atuais circunstâncias não é possível fazer planos a longo prazo”, frisou Artur Abreu, que neste processo também aprecia o esforço das famílias que, de uma forma ou de outra, conseguiram dotar os seus filhos dos equipamentos necessários.

Até aqui e para colmatar a falta de equipamentos, o Agrupamento tem curso um programa, de fazer chegar às famílias os trabalhos em papel, através da rede de reprografia das escolas. “Em localidades mais distantes fizemos protocolos com juntas de freguesias que imprimem os trabalhos e os fazem chegar aos alunos”, explicou Artur Abreu.

Também ao nível do pré-escolar, que abrange 210 crianças, Artur Abreu faz um balanço positivo, com a vertente de ensino à distância a acontecer uma vez por semana. “As educadoras fazem um trabalho extraordinário com definição de planos de trabalho semanais com os pais”, frisou.

“Iremos fazer tudo para que cada estabelecimento esteja um brinco para receber a população infantil”

A partir de segunda-feira, dia 4 de maio e até 30 de junho, decorre o período para efetivação de matrículas no pré escolar. “Vão efetivar matrícula os que ingressam no pré-escolar e os que entram no 1º ano. Todos os outros funciona por renovação de matrícula e é um processo muito mais simples. Este ano houve apenas alteração das datas porque a modalidade de matrícula à distância, por meios eletrónicos já está definida há vários anos, ainda que 95% das famílias privilegiassem os serviços administrativos”, referiu Artur Abreu. Na Rádio Boa Nova, o responsável adiantou que aquela modalidade continua aberta, mas sugeriu aos pais a utilização da plataforma portaldasmatriculas.edu.gov.pt. “É uma forma mais prática e mais segura de fazer as matrículas”. Do mesmo modo, lembrou aos pais que é preciso renovar a inscrição na componente de apoio à família junto do município. “Devem recorrer à plataforma SIGA no site do Município de Oliveira do Hospital”.

Quanto à entrada em funcionamento do pré-escolar, Artur Abreu confessou que foi “apanhado com surpresa de que no dia 1 de junho irão reabrir os estabelecimentos de ensino pré-escolar”. “Iremos fazer tudo para que cada estabelecimento esteja um brinco para receber a população infantil”, assegurou.

Quanto às “Atividades de Verão” habitualmente disponibilizadas no mês de Agosto, numa parceria entre o AEOH e o Município, para alunos cujos pais estejam a trabalhar, o responsável referiu “é certo que vai haver ocupação para as famílias que estarão a trabalhar no mês de agosto”. Verificou, contudo, que “prevendo que possa haver muitos pais a trabalhar”, pode ser trabalhado um plano em que as “Atividades de Verão” se desenvolvam em “quatro ou cinco escolas chave”. “Haverá novidades certamente. O que poderemos garantir é que os seus filhos ficarão bem seguros”.

Exit mobile version